Preceptoria hospitalar: a prática do profissional de saúde como analisador da instituição formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i8a10680p8928-8931-2015Palavras-chave:
tutoria, health educators, hospital education departmentResumo
RESUMO
Objetivo: analisar a institucionalização da preceptoria em saúde em uma unidade hospitalar geral do Município de Duque de Caxias. Método: estudo sócio-clínico institucional, com abordagem metodológica qualitativa. Os dados serão coletados em um estabelecimento público de saúde, localizado no município de Duque de Caxias/RJ. Os sujeitos serão os profissionais de saúde, que exercem ou exerceram função de preceptor na unidade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 06/06/2014, com Parecer 679.754. Resultados esperados: elaborar diretrizes para um protocolo de capacitação para profissionais da saúde que atuem como preceptores. Conclusão: a reflexão coletiva da instituição preceptoria de ensino superior em uma unidade hospitalar poderá motivar a transformação pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos na formação profissional e, consequentemente, na melhoria da qualidade da assistência prestada à nossa população. Descritores: Preceptoria; Educadores em Saúde; Serviço Hospitalar de Educação.
ABSTRACT
Objective: to analyze the institutionalization of preceptorship in health in a general hospital of the Duque de Caxias city. Method: socio-institutional clinical study with qualitative approach. Data will be collected in a public health facility, located in the city of Duque de Caxias/RJ. The subject will be health professionals, that are or were preceptors in the unit. The project was approved by the Research Ethics Committee, on 06/06/2014 opinion 679,754. Expected results: to develop guidelines for a training protocol for health professionals who act as preceptors. Conclusion: the collective reflection of the higher education institution preceptorship in a hospital unit can motivate personal and professional transformation of those involved in vocational training and thus improving the quality of care to our population. Descriptors: Preceptorship; Health Educators; Hospital Service Education.
RESUMEN
Objetivo: analizar la institucionalización de la preceptoría en salud en una unidad hospitalaria general del Municipio de Duque de Caxias. Método: estudio socio-clínico institucional con enfoque metodológico cualitativo. Los datos serán recogidos en un establecimiento público de salud, localizado en la ciudad de Duque de Caxias/RJ. Los sujetos serán los profesionales de salud, que ejercen o ejercieron función de preceptor en la unidad. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, en 06/06/2014 con parecer 679.754. Resultados esperados: elaborar directrices para un protocolo de capacitación para profesionales de la salud que actúen como preceptores. Conclusión: la reflexión colectiva de la institución preceptoría de enseñanza superior en una unidad hospitalaria se puede motivar la transformación personal y profesional de los sujetos envueltos en la formación profesional y consecuentemente en la mejoría de la calidad de la asistencia prestada a nuestra población. Descriptores: Preceptoría; Educadores en Salud; Servicio Hospitalario de Educación.
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