Arte e saúde: reflexões para o ensino de enfermagem na perspectiva teatral

Paulo Sergio da Silva, Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo


RESUMO

Objetivo: refletir sobre os fundamentos teóricos do Teatro aplicados à Enfermagem, sob a perspectiva da formação universitária. Método: trata-se de estudo teórico reflexivo sobre a associação de conceitos do Teatro e da Enfermagem e sua aplicação ao ensino. Resultados: foram elaboradas três unidades de reflexão que descrevem a formação do enfermeiro, contextualizam os aspectos teóricos da Enfermagem no ensino e, por fim, aplicam as bases teóricas do Teatro nesse contexto. Conclusão: o Teatro se configurou como uma estratégia inovadora no ensino de Enfermagem e motiva-nos a permanecer nesse caminho sob uma perspectiva libertadora que rompe com a dominação do pensamento. Acrescentar as estratégias do Teatro e os fundamentos sobre corpo revela-se um caminho possível no ensino de Enfermagem, pois se concretiza nas cenas apresentadas em sala de aula, no espaço tutorial, nos laboratórios de habilidades ou nos cenários onde a prática profissional ocorre efetivamente. Descritores: Educação Superior; Drama; Educação Em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to think through the theoretical foundations of Theater applied to Nursing, from the perspective of university education. Method: this is reflective theoretical study on the association of concepts from Theater and Nursing and its application to education. Results: we prepared three reflection units describing nurse’s education, contextualizing the theoretical aspects of Nursing in education, and, finally, applying the theoretical bases of Theater in this context. Conclusion: Theater characterized itself as an innovative strategy for Nursing education and it motivates us to stay on this pathway from a liberating perspective that breaks with the domination of thought. Adding the strategies of Theater and the foundations on the body proves to be a possible pathway in Nursing education, as it is fulfilled in the scenes presented in the classroom, in the tutorial space, in skill laboratories, or in the settings where professional practice actually takes place. Descriptors: Higher Education; Drama; Nursing Education.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar acerca de los fundamentos teóricos del Teatro aplicados a la Enfermería, desde la perspectiva de la educación universitaria. Método: este es un estudio teórico reflexivo acerca de la asociación de conceptos del Teatro y de la Enfermería y su aplicación a la enseñanza. Resultados: fueron preparadas tres unidades de reflexión que describen la formación del enfermero, contextualizan los aspectos teóricos de la Enfermería en la enseñanza y, finalmente, aplican las bases teóricas del Teatro en ese contexto. Conclusión: el Teatro se configuró como una estrategia innovadora en la enseñanza de Enfermería y nos motiva a mantenernos en ese camino desde una perspectiva libertadora que rompe con la dominación del pensamiento. Añadir las estrategias del Teatro y los fundamentos acerca del cuerpo se revela un camino posible en la enseñanza de Enfermería, pues se concreta en las escenas presentadas en la sala de clase, en el espacio tutorial, en los laboratorios de habilidades, o en los escenarios donde se produce efectivamente la práctica profesional. Descriptores: Educación Superior; Drama; Educación En Enfermería.


Palavras-chave


educação superior; Drama, Educação em enfermagem

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12395p7200-7208-2013



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios