LEITURAS SOBRE O COTIDIANO, A COTIDIANIDADE E A CENTRALIDADE DO ESTUDO DA VIDA COTIDIANA NA REPRODUÇÃO DO URBANO

Autores

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241047

Palavras-chave:

Vida Cotidiana, Cotidiano, Urbano, Produção do Espaço

Resumo

A produção do espaço, na atualidade, reflete a condição do modo de produção capitalista e indica que o mundo contemporâneo caminha para uma inevitável urbanização completa da sociedade, principalmente ao assumirmos a dimensão teórica a obra de Henri Lefebvre. A urbanização completa revela o urbano como fenômeno social e espacial simultaneamente. Faz-se indispensável entender a sociabilidade do homem como uma condição para a reprodução social de forma ampliada. Com isto, percebe-se que a reprodução do urbano (que é a reprodução da sociedade como totalidade) obedece a uma dimensão da estruturação produtiva dos sistemas econômicos e a uma reprodução da vida em todos os seus matizes. Apesar da centralidade geral atribuída à dinâmica econômica, a vida dos sujeitos sociais tem relevância quando se pretende estudar a realidade para além da lógica do capital. O objetivo deste texto é trazer ao debate leituras sobre o cotidiano, a cotidianidade e a vida cotidiana a fim de revelar a centralidade da vida cotidiana para entender a reprodução do urbano.

Biografia do Autor

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE(2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015); Pesquisador do grupo Desenvolvimento do Espaço, Território e Região - GPDeTER da UPE - Campus Nazaré da Mata (início 2013), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (Início 2016). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (início 2016) e Líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza - GTOSS - UNIVASF (início 2016). Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia do Envelhecimento, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Nóbrega, P. R. da C. (2017). LEITURAS SOBRE O COTIDIANO, A COTIDIANIDADE E A CENTRALIDADE DO ESTUDO DA VIDA COTIDIANA NA REPRODUÇÃO DO URBANO. Revista Rural & Urbano, 2(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241047

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.