LEITURAS SOBRE O COTIDIANO, A COTIDIANIDADE E A CENTRALIDADE DO ESTUDO DA VIDA COTIDIANA NA REPRODUÇÃO DO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241047Palavras-chave:
Vida Cotidiana, Cotidiano, Urbano, Produção do EspaçoResumo
A produção do espaço, na atualidade, reflete a condição do modo de produção capitalista e indica que o mundo contemporâneo caminha para uma inevitável urbanização completa da sociedade, principalmente ao assumirmos a dimensão teórica a obra de Henri Lefebvre. A urbanização completa revela o urbano como fenômeno social e espacial simultaneamente. Faz-se indispensável entender a sociabilidade do homem como uma condição para a reprodução social de forma ampliada. Com isto, percebe-se que a reprodução do urbano (que é a reprodução da sociedade como totalidade) obedece a uma dimensão da estruturação produtiva dos sistemas econômicos e a uma reprodução da vida em todos os seus matizes. Apesar da centralidade geral atribuída à dinâmica econômica, a vida dos sujeitos sociais tem relevância quando se pretende estudar a realidade para além da lógica do capital. O objetivo deste texto é trazer ao debate leituras sobre o cotidiano, a cotidianidade e a vida cotidiana a fim de revelar a centralidade da vida cotidiana para entender a reprodução do urbano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.