A extensão universitária no ensino e correlação com o mundo rural

Autores/as

  • Ana Caline Alexandre da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Clara Fontes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Denise D'arc dos Santos Reis Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249116

Palabras clave:

Ensino, Extensão Universitária, Formação, Mundo Rural.

Resumen

O objetivo desse estudo foi analisar ações extensionistas desenvolvidas por instituições de ensino superior que resultam na produção e divulgação de conhecimento científico, visando identificar possíveis contribuições à comunidade, especialmente as residentes na área rural. Buscou-se compreender a relevância da universidade rever suas formas de atuação e interação com a realidade da comunidade que a cerca, e as exigências decorrentes das transformações do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritiva, com revisão bibliográfica e análise documental. Concebendo os projetos e produções científicas acadêmicas como objetos de transformação social, podemos desenvolver ações para se pôr em prática o resgate e valorização da cultura e história do povo campesino, proporcionando assim a construção e a elaboração de atividades pedagógicas que tenham caráter formativo e conscientizador, rumo ao enfrentamento e à superação da dicotomia entre campo e cidade. Vale salientar a importância de se reconhecerem os saberes do homem campesino, de modo a vir colaborar no fortalecimento da identidade das crianças para que estas se identifiquem, se respeitem e façam valorizar suas raízes, partindo de um leque de informações obtidas pela educação e, assim, construir um mundo com múltiplas possibilidades e modo de vida digna para todas e todos.

Biografía del autor/a

Ana Caline Alexandre da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

 

O objetivo desse estudo foi analisar ações extensionistas desenvolvidas por instituições de ensino superior que resultam na produção e divulgação de conhecimento científico, visando identificar possíveis contribuições à comunidade, especialmente as residentes na área rural. Buscou-se compreender a relevância da universidade rever suas formas de atuação e interação com a realidade da comunidade que a cerca, e as exigências decorrentes das transformações do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritiva, com revisão bibliográfica e análise documental. Concebendo os projetos e produções científicas acadêmicas como objetos de transformação social, podemos desenvolver ações para se pôr em prática o resgate e valorização da cultura e história do povo campesino, proporcionando assim a construção e a elaboração de atividades pedagógicas que tenham caráter formativo e conscientizador, rumo ao enfrentamento e à superação da dicotomia entre campo e cidade. Vale salientar a importância de se reconhecerem os saberes do homem campesino, de modo a vir colaborar no fortalecimento da identidade das crianças para que estas se identifiquem, se respeitem e façam valorizar suas raízes, partindo de um leque de informações obtidas pela educação e, assim, construir um mundo com múltiplas possibilidades e modo de vida digna para todas e todos

Ana Clara Fontes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

 

O objetivo desse estudo foi analisar ações extensionistas desenvolvidas por instituições de ensino superior que resultam na produção e divulgação de conhecimento científico, visando identificar possíveis contribuições à comunidade, especialmente as residentes na área rural. Buscou-se compreender a relevância da universidade rever suas formas de atuação e interação com a realidade da comunidade que a cerca, e as exigências decorrentes das transformações do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritiva, com revisão bibliográfica e análise documental. Concebendo os projetos e produções científicas acadêmicas como objetos de transformação social, podemos desenvolver ações para se pôr em prática o resgate e valorização da cultura e história do povo campesino, proporcionando assim a construção e a elaboração de atividades pedagógicas que tenham caráter formativo e conscientizador, rumo ao enfrentamento e à superação da dicotomia entre campo e cidade. Vale salientar a importância de se reconhecerem os saberes do homem campesino, de modo a vir colaborar no fortalecimento da identidade das crianças para que estas se identifiquem, se respeitem e façam valorizar suas raízes, partindo de um leque de informações obtidas pela educação e, assim, construir um mundo com múltiplas possibilidades e modo de vida digna para todas e todos.

 

Denise D'arc dos Santos Reis, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

 

O objetivo desse estudo foi analisar ações extensionistas desenvolvidas por instituições de ensino superior que resultam na produção e divulgação de conhecimento científico, visando identificar possíveis contribuições à comunidade, especialmente as residentes na área rural. Buscou-se compreender a relevância da universidade rever suas formas de atuação e interação com a realidade da comunidade que a cerca, e as exigências decorrentes das transformações do mundo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritiva, com revisão bibliográfica e análise documental. Concebendo os projetos e produções científicas acadêmicas como objetos de transformação social, podemos desenvolver ações para se pôr em prática o resgate e valorização da cultura e história do povo campesino, proporcionando assim a construção e a elaboração de atividades pedagógicas que tenham caráter formativo e conscientizador, rumo ao enfrentamento e à superação da dicotomia entre campo e cidade. Vale salientar a importância de se reconhecerem os saberes do homem campesino, de modo a vir colaborar no fortalecimento da identidade das crianças para que estas se identifiquem, se respeitem e façam valorizar suas raízes, partindo de um leque de informações obtidas pela educação e, assim, construir um mundo com múltiplas possibilidades e modo de vida digna para todas e todos.

 

Citas

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

da Silva, A. C. A., da Silva, A. C. F., & Reis, D. D. dos S. (2021). A extensão universitária no ensino e correlação com o mundo rural. Revista Rural & Urbano, 6(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249116

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