PÍLULAS PARA MEMÓRIA: A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241079Schlagworte:
Preservação, Patrimônio urbano, Brasil, Estados UnidosAbstract
Como preservamos cidades históricas no Brasil hoje? Esta é a questão central que o presente trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2017, tenta responder. As cidades foram escolhidas como objeto de estudo para refletir sobre a preservação, especialmente no Brasil, por sua característica dinâmica, e assim como acontece com as rochas, os vestígios deixados por estas mudanças, se compactam e cristalizam, tornando possível a leitura de camadas da história em suas ruas e acervo construído.
Para entender melhor como lidamos com nossas cidades históricas no Brasil hoje, adotaremos como método a comparação, que vai partir de jovens cidades históricas em dois países americanos: o Brasil e os Estados Unidos. A escolha dos objetos de pesquisa foi feita baseada em pontos práticos que possibilitassem a comparação e na experiência de prática profissional da autora.
No Brasil, usaremos Paraty, no estado do Rio de Janeiro, como estudo de caso. Nos Estados Unidos, nosso estudo de caso se baseará na preservação da cidade de New Castle, situada no estado de Delaware, ao sul do estado de Nova Iorque. As cidades têm características semelhantes, como sua relação com a água e a organização do centro histórico, o que facilitará a comparação.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.