Leitura das paisagens em unidades de conservação através de visitas de campo: trilhas para o conhecimento ecossocial
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255900Schlagworte:
leitura de paisagens, unidades de conservação, visitas de campo, conhecimento ecossocial.Abstract
A existência de Unidades de Conservação não é recente, mas desde a instituição da primeira que seus objetivos são estabelecidos para atender diferenciados interesses de proteção do meio ambiente. Mais recentemente, já com as devidas comprovações científicas de mudanças climáticas e consequentes extinções de espécies em função de perdas de habitats, as áreas protegidas estão se mostrando cada vez mais presentes em debates diversos, incluindo pertinência de revisões conceituais e de formas de uso. Derivado de pesquisa sobre Unidades de Conservação como Lugares Educadores, o trabalho a seguir traz o recorte da leitura de paisagens em visitas de campo, buscando ultrapassar formas consolidadas de suas realizações ao centrar o protagonismo da ação no público que participa da atividade, partilhando com educadores formais e leigos metodologias ativas embasadas em processos ecossociais, visando inserir os visitantes, quer da população local ou não, na proteção da vida no Planeta através da educação. A experiência demonstrou a importância da ampliação coletiva do saber e através dela a contribuição para a manutenção ou restauração dos serviços ecossistêmicos que os mais variados elementos naturais prestam nos sistemas ecológicos que a espécie humana faz parte.
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