Leitura das paisagens em unidades de conservação através de visitas de campo: trilhas para o conhecimento ecossocial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255900

Mots-clés :

leitura de paisagens, unidades de conservação, visitas de campo, conhecimento ecossocial.

Résumé

A existência de Unidades de Conservação não é recente, mas desde a instituição da primeira que seus objetivos são estabelecidos para atender diferenciados interesses de proteção do meio ambiente. Mais recentemente, já com as devidas comprovações científicas de mudanças climáticas e consequentes extinções de espécies em função de perdas de habitats, as áreas protegidas estão se mostrando cada vez mais presentes em debates diversos, incluindo pertinência de revisões conceituais e de formas de uso. Derivado de pesquisa sobre Unidades de Conservação como Lugares Educadores, o trabalho a seguir traz o recorte da leitura de paisagens em visitas de campo, buscando ultrapassar formas consolidadas de suas realizações ao centrar o protagonismo da ação no público que participa da atividade, partilhando com educadores formais e leigos metodologias ativas embasadas em processos ecossociais, visando inserir os visitantes, quer da população local ou não, na proteção da vida no Planeta através da educação. A experiência demonstrou a importância da ampliação coletiva do saber e através dela a contribuição para a manutenção ou restauração dos serviços ecossistêmicos que os mais variados elementos naturais prestam nos sistemas ecológicos que a espécie humana faz parte.

Bibliographies de l'auteur-e

Solange Fernandes Soares Coutinho, Universidade de Pernambuco; Fundação Joaquim Nabuco

Professora Titular da Universidade de Pernambuco, lotada no Campus Mata Norte, lecionando no Curso de Licenciatura Plena em Geografia e Pesquisadora Adjunta da Fundação Joaquim Nabuco, instituição do Ministério da Educação, lotada na Direotria de Pesquisa, atuando nas áreas de Educação Ambiental e Áreas Protegidas.

Edenida Rabelo Cavalcanti, Fundação Joaquim Nabuco

Diretoria de Pesquisa Social

Juvenita Lucena de Albuquerque, Fundação Joaquim Nabuco

Diretoria de Pesquisa Social

Tarcísio dos Santos Quinamo, Fundação Joaquim Nabuco

Diretoria de Pesquisa Social

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Publié-e

2022-12-16

Comment citer

Coutinho, S. F. S., Cavalcanti, E. R., Albuquerque, J. L. de, & Quinamo, T. dos S. (2022). Leitura das paisagens em unidades de conservação através de visitas de campo: trilhas para o conhecimento ecossocial. Revista Rural & Urbano, 7(2), 260–276. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255900

Numéro

Rubrique

Dossiê Manuel Correia de Andrade

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