Análise do abastecimento de água no município de Paulista - PE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262005Palabras clave:
abastecimento de água, desigualdade, geoprocessamento, análise de dados, Objetivos do Desenvolvimento SustentávelResumen
Este trabalho é uma análise dos dados de abastecimento do município de Paulista-PE, disponíveis no websig da COMPESA, para caracterizar o regime de abastecimento desse município, identificar as áreas mais afetadas pelo racionamento de água, analisar a eficiência do serviço de abastecimento, e avaliar a efetividade do websig que apresenta os dados de abastecimento para a população. A Companhia divide o município em aproximadamente 150 áreas de abastecimento, que à primeira vista não correspondem às unidades político-administrativas formais, o que inviabilizou a comparação com unidades como bairros ou setores censitários. As dificuldades apresentadas pelo websig nos levaram a exclusão de áreas. 104 unidades territoriais foram analisadas descritivamente, representando cerca de 85% do total. Já a representação espacial para este trabalho contempla 100 áreas. Os dados analisados contemplam Novembro do ano de 2022, Janeiro, Fevereiro e Março em 2023. Categorizamos o abastecimento em dias com abastecimento total, parcial, e dias sem abastecimento. Mesmo sendo uma cidade litorânea e com fluxo perene de corpos hídricos, como rios, aquíferos e córregos, parte do extenso território do município passa 67% do mês sem água, evidenciando um sistema de racionamento de água desigual e insustentável.
Citas
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
CARVALHO, L. E. P. Os descaminhos das águas na metrópole: a socionatureza dos rios urbanos. 2011. 176p. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2006
COMPANIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO. Calendário de abastecimento. Diretoria Técnica de Engenharia. Gerência de Negócios Metropolitana Norte. Recife, 2022. Disponível em: https://servicos.compesa.com.br/calendario-de-abastecimento-da-compesa/. Acesso em: 12 de Agosto de 2022.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Paulista: MPPE obtém liminar para que Prefeitura resolva degradação ambiental do Parque da Mata do Frio. Diário de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2022/05/paulista-mppe-obtem-liminar-para-que-prefeitura-resolva-degradacao-am.html. Acesso em: 1 de Novembro de 2022.
IBGE, Cadastro Central de Empresas 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
IBGE. População estimada. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1o de julho de 2021. Rio de Janeiro, 2021.
IBGE, Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2010.
OLIVEIRA, Paulo Cabral de. Degradação ambiental em fragmento de Mata Atlântica: floresta urbana Mata do Janga em Paulista/PE. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Stefany dos Santos Silva, Adalberto Antônio da Mota Correia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.