Análise do abastecimento de água no município de Paulista - PE

Autores/as

  • Stefany dos Santos Silva PRODEMA-UFPB
  • ADALBERTO ANTONIO DA MOTA Professor Substituto - Departamento de Ciências Geográficas (UFPE)Coordenador do Coletivo de Estudos sobre Espaço Geográfico e Relações Étnico-Raciais (GEO-RAÇA)Membro colaborador da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra (CVEN-OAB/PE)Pesquisador (GRITT/Observatório das Metrópoles)Mestre em Geografia (PPGEO-UFPE)Analista de dados (DATACAMP)Geógrafo (CREA-PE) https://orcid.org/0000-0002-6625-9168

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262005

Palabras clave:

abastecimento de água, desigualdade, geoprocessamento, análise de dados, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumen

Este trabalho é uma análise dos dados de abastecimento do município de Paulista-PE, disponíveis no websig da COMPESA, para caracterizar o regime de abastecimento desse município, identificar as áreas mais afetadas pelo racionamento de água, analisar a eficiência do serviço de abastecimento, e avaliar a efetividade do websig que apresenta os dados de abastecimento para a população. A Companhia divide o município em aproximadamente 150 áreas de abastecimento, que à primeira vista não correspondem às unidades político-administrativas formais, o que inviabilizou a comparação com unidades como bairros ou setores censitários. As dificuldades apresentadas pelo websig nos levaram a exclusão de áreas. 104 unidades territoriais foram analisadas descritivamente, representando cerca de 85% do total. Já a representação espacial para este trabalho contempla 100 áreas. Os dados analisados contemplam Novembro do ano de 2022, Janeiro, Fevereiro e Março em 2023. Categorizamos o abastecimento em dias com abastecimento total, parcial, e dias sem abastecimento. Mesmo sendo uma cidade litorânea e com fluxo perene de corpos hídricos, como rios, aquíferos e córregos, parte do extenso território do município passa 67% do mês sem água, evidenciando um sistema de racionamento de água desigual e insustentável.

Biografía del autor/a

Stefany dos Santos Silva, PRODEMA-UFPB

Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPB), Geógrafa pelo Departamento de Ciências Geográficas (DCG-UFPE).

ADALBERTO ANTONIO DA MOTA, Professor Substituto - Departamento de Ciências Geográficas (UFPE)Coordenador do Coletivo de Estudos sobre Espaço Geográfico e Relações Étnico-Raciais (GEO-RAÇA)Membro colaborador da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra (CVEN-OAB/PE)Pesquisador (GRITT/Observatório das Metrópoles)Mestre em Geografia (PPGEO-UFPE)Analista de dados (DATACAMP)Geógrafo (CREA-PE)

Professor Substituto no Depto. de Ciências Geográficas/UFPE. Doutorando em Geografia (PPGEO-UFPE). Geógrafo MSc (PPGEO-UFPE). Analista GIS/Data.

  Cofundador do Coletivo de Estudos sobre Espaço Geográfico e Relações Étnico Raciais (GEO-RAÇA), colaborador da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/PE. Oficial R/2 do Exército Brasileiro.

Citas

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

CARVALHO, L. E. P. Os descaminhos das águas na metrópole: a socionatureza dos rios urbanos. 2011. 176p. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2006

COMPANIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO. Calendário de abastecimento. Diretoria Técnica de Engenharia. Gerência de Negócios Metropolitana Norte. Recife, 2022. Disponível em: https://servicos.compesa.com.br/calendario-de-abastecimento-da-compesa/. Acesso em: 12 de Agosto de 2022.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Paulista: MPPE obtém liminar para que Prefeitura resolva degradação ambiental do Parque da Mata do Frio. Diário de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2022/05/paulista-mppe-obtem-liminar-para-que-prefeitura-resolva-degradacao-am.html. Acesso em: 1 de Novembro de 2022.

IBGE, Cadastro Central de Empresas 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

IBGE. População estimada. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1o de julho de 2021. Rio de Janeiro, 2021.

IBGE, Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2010.

OLIVEIRA, Paulo Cabral de. Degradação ambiental em fragmento de Mata Atlântica: floresta urbana Mata do Janga em Paulista/PE. 2015.

Publicado

2024-07-22

Cómo citar

dos Santos Silva, S., & ADALBERTO ANTONIO DA MOTA. (2024). Análise do abastecimento de água no município de Paulista - PE. Revista Rural & Urbano, 9(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262005

Número

Sección

Dossiê Especial - Recife: Repensando a Metrópole

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.