As transformações socienômicas decorrentes da confecção do Jeans na cidade de Surubim - Pernambuco
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.242238Mots-clés :
Confecção do jeans, Desenvolvimento econômico, Indústria Têxtil, SurubimRésumé
Com o advento do ramo da confecção do jeans, o Agreste de Pernambuco adquiriu grande relevância econômica. As cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru despontaram no desenvolvimento do ramo da indústria têxtil, gerando novas oportunidades. Diante de tal cenário, cidades circunvizinhas passaram a realizar funções intermediárias, sendo Surubim uma delas. Localizada na mesorregião do Agreste Setentrional e na microrregião do Alto Capibaribe, Surubim vem se inserindo nas dinâmicas inerentes a fabricação do jeans. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou analisar as transformações socioeconômicas que o ramo da confecção do jeans vem trazendo para o município. Tal abordagem justifica-se pelo interesse em estudos sobre as formações econômicas e sociais, devido a possibilidade que elas oferecem ao admitir o conhecimento de uma sociedade na sua totalidade e frações, conforme Santos (1977). O método de análise é o materialismo histórico, uma vez que permite refletir as relações do espaço através da dialética. Em síntese, podemos indicar a tendência de crescimento econômico na cidade de Surubim estimulada pelo ramo da confecção, especialmente pela produção de jeans, contudo, faz-se necessário apontar algumas de suas dificuldades, como a carência de fiscalização, com vistas a estimular o efetivo desenvolvimento pautado na sustentabilidade sócio territorial.
Références
ANDRADE, Gevson Silva. Análise da funcionalidade urbana de Surubim-PE: Um olhar em sua função enquanto cidade média. (Dissertação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005,144 pgs.
ANDRADE, Manuel C. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste.São Paulo: Cortez, 2005.334p.
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). Crise Urbana.São Paulo: Contexto, 2018. p. 22.
CORDEIRO, Maria Eliane Alves. O crescimento econômico das cidades do aglomerado progutivo de confecções do Agreste Pernambucano: uma análise dos resultados da atividade de confecções no período de 1991-2010. Recife, 2015. 37p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização espacial.São Paulo: Ática, 8.ed., 2007.
CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Bom livro, 1989.CPRH.Disponível em: <http://www.cprh.pe.gov.br/Institucional/historia/41780% 3B69774%3B4702%3B0%3B0.asp> Acesso: 02 de nov. de 2018.
IBGE, Mapas do Brasil para colorir, disponivel em < https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas>IEMI, Inteligência de Mercado e Institucional, disponível em <http://www.iemi.com.br/>
LIRA, Sônia Maria de, O desenvolvimento do aglomerado de micro e pequenas indústrias de confecções do Agreste/PE: as suas inter-relações socioespaciais. Recife: A autora, 2009. 214p.
MEDEIROS, Luiz Antônio. Surubim: A história de todos os tempos. Surubim: Editora Gráfica Agreste Ltda, 2007, 133p.
PINTAUDI, Maria Silva op. cit. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. 143p.
PEREZ, Thiago Brandão. Informalidade: um conceito em busca de uma teoria. Revista da ABET, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, Jul/Dez, 2015.
SANTOS, Milton op. cit Associação do Geógrafos Brasileiros.Boletim Paulista de Geografia. São Paulo:FFLCH-USP, 1977. 84p.
SEBRAE. Estudo Econômico do APL de Confecções do Agreste de PE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Recife, 2013.
SILVA, Franciclézia de Sousa Barreto. O Mercado de Trabalho no Brasil e o Nordeste em Tempos deCrise:a reconfiguração das ocupações e a informalidade em relação combinada. Rio Grande do Norte:UFRN, 2013.
SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 44.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Mariana Maria Silva de Lima, Arlene da Silva Alves, Gevson da Silva Andrade, Luciana Rachel Coutinho Parente 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.