Espaço rural e urbano: O programa minha casa minha vida (PMCMV) e a segregação socioespacial na região metropolitana de Aracaju(SE)
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249063Mots-clés :
Política habitacional, Urbano.Rural, Segregação.Résumé
O presente artigo tem como objetivo discutir os impactos do crescimento urbano produzido pela expansão imobiliária do Programa Minha Casa Minha Vida (2009-2014) na Região Metropolitana de Aracaju (SE). Para isso, buscamos reconstituir por meio do método histórico dialético a política de habitação desenvolvida na região ao longo das últimas décadas, especialmente a partir de 2009, quando houve um crescimento significante de unidades habitacionais construídas nas áreas periurbana e rural da RMA. O Programa Minha Casa Minha Vida é objeto de análise neste artigo e por meio do estudo das suas contradições, investiga-se as transformações socioespaciais ocorridas no espaço urbano e rural nas periferias imediatas e distantes da região. Essas transformações podem ser analisadas levando em consideração a política de ordenamento territorial, que atribui por meio dos Planos de Diretores de Desenvolvimentos Urbanos (PDDU), atributos e novas funções a espaços ainda com fortes características rurais, tendo como consequência a produção da segregação socioespacial e conflitos nessas áreas.
Références
ARACAJU (SE).Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju. Lei complementar nº 1.705 de 12 de maio de 2000. Diário Oficial do Município de Aracaju (SE). Aracaju, nº 996, ano X, 06 de outubro de 2000.
BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES/ SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO. Plano Nacional de Habitação. Brasília: 2009. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNH/ArquivosPDF/Publicacoes/Publiicacao_PlanHab_Capa.pdf>.Acesso em: 20 ago. 2015.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Da organização à produção do espaço no movimento do pensamento geográfico. In: Carlos. Ana Fani A; Souza, Marcelo Lopes; Sposito, Maria E.B. (orgs).A produção do espaço urbano –agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2013, p.53-74.
CORRÊA, Roberto Lobato. O que é espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989
CORRÊA, Roberto Lobato. Segregação residencial: Classes sociais e espaço urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
FRANÇA, Vera Lúcia Alves. Aracaju: Estado & Metropolização.São Cristóvão: Editora UFS, 1999.
FRANÇA, Sarah Lúcia Alves França. A produção do espaço na Zona de Expansão de Aracaju/SE: dispersão urbana, condomínios fechados e políticas públicas. Dissertação. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, 2011.
LEFEBVRE, Henry.A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Estúdio Nobel, 2000
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Mário Jorge Silva Santos 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.