Vivência e aprendência: Trocando saberes e ressignificações sob a Paisagem de Buíque - PE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2019.242098Mots-clés :
vivência , Buíque, geografia críticaRésumé
Este trabalho visa apresentar um relato de experiência acerca da aula de campo vivenciada no Município de Buíque. A atividade surgiu a partir da disciplina eletiva Educação do Campo, componente curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse contexto, refletindo a luz da geografia crítica sobre o “espaço” como um conceito fundamental nos estudos geográficos, buscamos compreender com essa vivência, a realidade do lugar e a perceptível paisagem constituída não só por aspectos naturais, mas, pela dinâmica socioeconômica e cultural produzidos e ou vivenciados pelos agentes sociais que compõem o lugar. Para tanto, respaldamos teoricamente nos estudos de Santos(1988); Albuquerque(2014); Arroyo (2012) entre outros. Contudo, pode-se considerar que a ação possibilitou a compreensão da prática pedagógica como proposição da ação-Reflexão aproximando um diálogo necessário à criticidade da realidade vivida pelos diferentes sujeitos habitantes dos diferentes espaços. A leitura geográfica da experiencia numa perspectiva de análise crítica, evidenciou uma complexa percepção acerca dos dilemas que permeiam o espaço e a paisagem intrínsecos ao movimento e realidade da sociedade.
Références
ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone A.. Geografia na prática pedagógica: a paisagem como ponto de partida. In: Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 10, n. 1, pags. 30-40, jan/jun. 2014.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos outras pedagogias. Belo Horizonte: Editora Vozes, 2012.
CASTRO, Josué. Geografia da fome: o dilema brasileiro : pão ou aço. —Rio de Janeiro : Edições Antares, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos.15ed-Rio de janeiro: Paz e Terra,2015.
MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. –Brasília : Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.
VIEIRA, Noemia Ramos. O espaço geográfico em questão: uma experiência de renovação teórico-metodológica no ensino de geografia.Pág.18. Disponível em: acesso: 19/julho de 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Maria Cristina Tavares 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.