Vivência e aprendência: Trocando saberes e ressignificações sob a Paisagem de Buíque - PE

Auteurs

  • Maria Cristina Tavares Universidade Federal Rural de Pernambuco((UFRPE) Fundaj

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2019.242098

Mots-clés :

vivência , Buíque, geografia crítica

Résumé

Este trabalho visa apresentar um relato de experiência acerca da aula de campo vivenciada no  Município de Buíque.  A atividade surgiu a partir da disciplina eletiva  Educação do Campo, componente curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nesse contexto, refletindo a luz da geografia crítica sobre o “espaço” como um conceito fundamental nos estudos geográficos, buscamos compreender com essa vivência, a realidade do lugar e a perceptível paisagem constituída não só por aspectos naturais, mas, pela dinâmica socioeconômica e cultural produzidos e ou vivenciados pelos agentes sociais que compõem o lugar. Para tanto, respaldamos teoricamente nos estudos de Santos(1988); Albuquerque(2014); Arroyo (2012) entre outros. Contudo, pode-se considerar que a ação possibilitou a compreensão da prática pedagógica como proposição da ação-Reflexão aproximando um diálogo necessário à criticidade da realidade vivida pelos diferentes sujeitos habitantes dos diferentes espaços. A leitura geográfica da experiencia numa perspectiva de análise crítica, evidenciou uma complexa percepção acerca dos dilemas que permeiam o espaço e a paisagem intrínsecos ao movimento e realidade da sociedade.

 

Références

ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone A.. Geografia na prática pedagógica: a paisagem como ponto de partida. In: Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 10, n. 1, pags. 30-40, jan/jun. 2014.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos outras pedagogias. Belo Horizonte: Editora Vozes, 2012.

CASTRO, Josué. Geografia da fome: o dilema brasileiro : pão ou aço. —Rio de Janeiro : Edições Antares, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos.15ed-Rio de janeiro: Paz e Terra,2015.

MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. –Brasília : Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.

VIEIRA, Noemia Ramos. O espaço geográfico em questão: uma experiência de renovação teórico-metodológica no ensino de geografia.Pág.18. Disponível em: acesso: 19/julho de 2019.

Téléchargements

Publiée

2019-11-13

Comment citer

Tavares, M. C. (2019). Vivência e aprendência: Trocando saberes e ressignificações sob a Paisagem de Buíque - PE. Revista Rural & Urbano, 4(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2019.242098

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.