A protoverticalização na região administrativa norte de Natal-RN

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.242852

Mots-clés :

Verticalização, Protoverticalização, Periferia, Região Administrativa Norte de Natal.

Résumé

A verticalização está presente em diversas cidades brasileiras e tem se expandido para além das áreas centrais, chegando às áreas periféricas. A inserção de condomínios verticais vem transformando esses espaços em novas frentes de valorização para a reprodução do capital, através da especulação imobiliária. Os empreendimentos verticais têm se tornado cada vez mais objetos de desejo da população brasileira, pois proporcionam em seus discursos o conforto, a segurança e o lazer privativo para que seus moradores possam usufruir apenas em companhia de seus iguais. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar como o processo de verticalização tem reconfigurado o espaço urbano na Região Administrativa Norte de Natal-RN, haja vista que essa tipologia habitacional têm alterado a morfologia e a paisagem urbana desta área, pois a ocupação inicial dessa região administrativa ocorreu  por meio dos conjuntos habitacionais de casas horizontais construídas pela Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (COHAB-RN) e por loteamentos com o sistema de autoconstrução. Para tanto, como procedimentos metodológicos adotamos a revisão bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa de campo e a aquisição de dados sobre publicidade e propaganda em sites dos empreendimentos imobiliário da área de estudo.

Bibliographies de l'auteur

Élida Thalita Silva de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Humanas Letras e Artes

Departamento de Geografia

Ademir Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente é Professor Titular Nível E da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aposentado, sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN) em nível de mestrado e doutorado e Professor visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia em nível de Mestrado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Nordeste, atuando principalmente nos seguintes temas: verticalização das cidades, crescimento urbano, impactos socioespaciais, segregação e desigualdades regionais.

Références

ARAÚJO, Josélia Carvalho de. Outra Leitura do “Outro Lado”:o espaço da Zona Norte em questão.Natal/RN, 2004. 267 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programade Pós-Graduação em Geografia (PPGe),Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: 2004.

BONDUKI, Nabil Georges; ROLNIK, Raquel. Periferia da grande São Paulo: reprodução do espaço como expediente de reprodução da força de trabalho. In: Ermínia Maricato (Org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil Industrial.Prefácio de Francisco de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1982, p. 117-154.

BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume: Fapesp,2007.

COSTA, Ademir Araújo da. A verticalização e as transformações do espaço urbano de Natal‐RN. Tese (Doutorado em Geografia). Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

GIMÉNEZ, Humberto Marshal Mendes. O processo de verticalização do novo centro de Maringá.In: MENDES, Cesar Miranda; TÖWS, Ricardo Luiz (orgs). A geografia da verticalização urbana em algumas cidades médias no Brasil. Maringá: Eduem, 2009.

MARICATO, Ermínia. O impasse da políticaurbana no Brasil. 3ed.-Petropolis,RJ: Vozes, 2014.

MEDEIROS, Sara Raquel Fernandes Queiroz de. Soledade: quando a periferia vira centro. Revista Espaços vividos e espaços construídos: estudos sobre a cidade, v. 1, p. 71-79, Lisboa –PORTUGAL 2018.

MGF Imóveis. Publicidade do Condomínio Residencial Oásis Paradise, Redinha, Lançamento. Disponível em:< https://rn.mgfimoveis.com.br/venda-rn-natal-condominio-residencial-oasis-paradise-redinha-lancamento-2-44026588. Acesso em 03/08/2018.

MENDES, Cesar Miranda. Aspectos Culturais do Consumo e da mercantilização do processo de verticalização do eixo Maringá, Londrina, Arapongas e Apucarana (PR) Brasil.In: MENDES, Cesar Miranda; TÖWS, Ricardo Luiz (orgs). A geografia da verticalização urbana em algumas cidades médias no Brasil. Maringá: Eduem, 2009.

NATAL, Prefeitura Municipal do. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Anuário Natal 2016. Natal (RN): SEMURB, 2016

PAULA, Joseara Lima de. A dinâmica territorial do comércio varejista moderno da Zona Norte de Natal.Natal: UFRN, 2010. 198p. Dissertação (Mestrado de Geografia), Programa de Pós-Graduaçãoem Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: UFRN, 2010.

QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de.A lógica condominial no processo de verticalização das cidades: o estudo de caso de Parnamirim-RN.Revista OKARA: Geografia em debate, v.11, n.2, p. 190-202, 2017. ISSN: 1982-3878 João Pessoa-PB. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/viewFile/33059/19008>. Acesso em 25/07/2018.

RAMIRES, Júlio Cesár de Lima. O processo de verticalização das cidades brasileiras.Revista Boletim de Geografia, Universidade Estadual de Maringá. V.16, n. 1, p. 97-105, 1998. Disponível em:<http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/download/12156/7320>. Acesso em 20/07/2018.

SILVA, Alexandro Ferreira Cardoso da. Depois das fronteiras: A formação dos espaços de pobreza na periferia Norte de Natal –RN. Natal: UFRN: 2003.212 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura), Programa de Pós-Graduaçãoem Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: UFRN, 2003.

SILVA, Joseli Maria. A verticalização de Guarapuava (PR) e suas representações sociais.Tese (Doutorado em Geografia) –UFRJ. PPGG, Rio de Janeiro, 2002.

SHIMBO, Lúcia Zanin. Habitação social, habitação de mercado: a confluência entre estado, empresas construtoras e capital financeiro.Tese (Doutorado-Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) –-São Carlos, 2010.

TÖWS et al. O processo de verticalização no norte central Paranaense: o caso de Apucarana.In: MENDES, Cesar Miranda; TÖWS, Ricardo Luiz (orgs). A geografia da verticalização urbana em algumas cidades médias no Brasil. Maringá: Eduem, 2009.

VIEIRA, Waldir. Condomínios residenciais: segregação, auto-segregação imposta no município de Rio Claro (SP).2008. 148 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008

VOLOCHKO, DANILO. A moradia como negócio e a valorização do espaço urbano metropolitano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; VOLOCHKO, DANILO, ALVAREZ, Isabel Pinto (orgs). A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.

Téléchargements

Publiée

2020-05-29

Comment citer

Carvalho, Élida T. S. de, & Costa, A. A. da. (2020). A protoverticalização na região administrativa norte de Natal-RN. Revista Rural & Urbano, 5(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.242852

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.