Por uma Geografia para a vida: o trabalho com projetos como caminho para a autonomia de estudantes na escola básica
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255073Mots-clés :
Geografia para a vida, autonomia, projetos, escola básica.Résumé
O mundo atual está marcado por intensas transformações caracterizadas pelos novos contextos tecnológicos, científicos e pela informação rápida e atualizada. Neste mesmo contexto se encontra a educação formal, buscando caminhos que possam garantir aprendizagem significativa e formação integral dos sujeitos. Entretanto, as escolas ainda divergem desses novos tempos. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do trabalho com projetos contextualizados nas aulas de Geografia para o desenvolvimento crítico e a construção da autonomia dos/as estudantes na escola básica, neste caso, trabalhos com metodologia científica. Considera-se aqui a reflexão sobre a prática docente da autora enquanto professora e orientadora de tais projetos. A educação não pode se isolar dos acontecimentos cotidianos, ela faz parte deles. As aulas de Geografia não podem perpetuar-se nos relatos enfadonhos e sem coerência dos(as) estudantes, ao contrário, precisam fazer sentido para suas vidas. A vida real não pode ficar do lado de fora das salas de aula, pois estão pulsando nos corpos e mentes dos que adentram estes espaços. O trabalho com projetos no contexto escolar demanda envolvimento, comportamento dialógico, autonomia e parceria entre professores(as) e estudantes. Apesar de lentos, esses caminhos precisam ser construídos e trilhados.
Références
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva / Isabel Alarcão. – 8. Ed. – São Paulo : Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época ; v. 8).
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e as suas regras. – 19.ed.- São Paulo: Edições Loyola, 2015. (Coleção leituras filosóficas).
ANDRADE. Manuel Correia de. Geografia: ciência da sociedade/Manuel Correia de Andrade. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.
AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos / Celicina Borges Azevedo, - Barueri, SP : Manole, 2013.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/manap/Downloads/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf . Acesso em: 12.07.2022.
BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI/ tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. – Porto Alegre, Penso, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. - São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber com o outro; v. 1).
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007,
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa / Pedro Demo. – 10. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2015. – (Coleção educação contemporânea)
DE SOUZA, Maria Adélia. A GEOGRAFIA RENOVADA E A COMPREENSÃO DO MUNDO ATUAL. Boletim Alfenense de Geografia, v. 1, n. 1, p. 21-56, 2021. Disponível em: < http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1656> Acesso em: 29.06.2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45ª. Ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido/Pulo Freire. – 74. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
HERNÁNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio / Fernando Hernández, Montserrat Ventura ; tradução: Jussara Haubert Rodrigues; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. – 5. Ed. – Porto Alegre: Penso, 2017.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho / Fernando Hernandez; tradução Jussara Haubert Rodrigues. – Porto Alegre : Artmed, 1998.
KILPATRICK. William Heard. Educação para uma sociedade em transformação / William Heard Kilpatrick; tradução de Renata Gaspar Nascimento. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2011. - (Coleção Textos Fundantes de Educação). 4ª reimpressão, 2020.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra/Yves Lacoste; tradução Maria Cecília França. – 19ª ed. – Campinas, SP; Papirus, 2012.
LOPES, Jecson Girão. A geografia humanística como ferramenta de ensino. Geosaberes: Revista de estudos geoeducacionais, v. 1, n. 2, p. 26-38, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856443003.pdf. Acesso em: 11.07.2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Maria Cecília de Souza Minayo (Org.); Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2016 (Série Manuais Acadêmicos). 2ª reimpressão, 2019.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. Ed.rev. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / tradução Eloá Jacobina. - 26ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção/ Milton Santos. – 4. Ed. 5. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. – (Coleção Milton Santos); 1).
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. - 4ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Maria Ana Paula Freire da Silva, Gilvaneide Ferreira de Oliveira 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.