A produção da moradia em pequenos municípios paraenses: Um estudo sobre o programa nacional de habitação rural
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249251Parole chiave:
Política habitacional, Programa Nacional de Habitação Rural, Direito à moradia, Habitação rural no Pará.Abstract
Este trabalho apresenta uma análise sobre o direito à moradia no âmbito rural em pequenos municípios paraenses, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), destacando as especificidades relativas à realidade da Amazônia, com enfoque nas particularidades e na realidade local. O objetivo é demonstrar as respostas apresentadas pelo Programa considerando os aspectos socioeconômicos das famílias nessas áreas e as respostas que a política/programa apresenta em suas normativas e parâmetros legais. O estudo apoia-se em referenciais teóricos sobre a política habitacional no Brasil e na Amazônia e sobre a produção da moradia no Pará. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa é norteada pelas categorias do Materialismo Histórico e Dialético, e realiza apontamentos em direção ao movimento dialético que articula a universalidade-particularidade-singularidade do objeto em pesquisa, ou seja, os elementos constitutivos da questão habitacional rural. A pesquisa divide-se em bibliográfica, documental e de campo, particularmente nos municípios de Abaetetuba, Santa Isabel do Pará e Soure-PA. Os resultados apontam que o PNHR vem contribuindo com acesso à casa, mas contraditoriamente, volta-se aos interesses do mercado imobiliário, que homogeneíza e desconsidera as realidades diversas e singulares dos pequenos municípios.
Riferimenti bibliografici
BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro; LIMA NETO, Vicente Correia. PARA ALÉM DO MINHA CASA MINHA VIDA: uma política de habitação de interesse social?Rio de Janeiro: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Texto para discussão n. 2116, agosto, 2015.
BRASIL. Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal. Manual do Programa Nacional de Habitação Rural. Fevereiro/2012.
BROSLER, Taísa Marotta. O direito à moradia no meio rural: significados, entraves e potencialidades para sua conquista.Tese (doutorado) -Universidade Estadual de Campinas-Faculdade de Engenharia agrícola. Campinas-São Paulo. 2015.
BROSLER, Taísa Marotta; BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa Pereira. A conquista do direito à moradia no meio rural: proposta de construção de um indicador.Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, nº 01, fevereiro/2017.
CARDOSO, Ana Cláudia Duarte; LIMA, José Júlio Ferreira. Tipologias e padrões de ocupação na Amazônia Oriental: para que e para quem? In: CARDOSO, Ana Cláudia Duarte (Org.). O rural e o urbano na Amazônia: diferentes olhares em perspectivas.Belém: EDUFPA, 2006, p. 55-96.
CASTRO, E. Integração Sul-Americano do IIRSA –Visão do Estado e dos atores da Pan-Amazônia. In. ALMEIDA, A.W.B. CARVALHO, G. O plano IIRSA: na visão da sociedade civil Pan-Amazônica. Belém: Actionaid, 2009.
DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividades.(Org.) MINAYO. M. C. S. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.
ENGELS, Friedrich. Sobre a questão da moradia. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo. 2015.
HOLANDA, Anna Carolina Gomes. A nova política de habitação de interesse social no Pará (2007-2010): avanços e limites.2011. 177f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) –Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, 2011.
HOLANDA, A. C. G.; SANTANA, J. V. Avanços e limites da nova Política Nacional de Habitação: Reflexões sobre a descentralização a partir do caso do Estado do Pará. In: Joana Valente Santana; Anna Carolina Gomes Holanda; Aldebaran do Socorro Farias de Moura. (Org.). A questão da habitação em municípios Periurbanos na Amazônia.1ed. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará -Edufpa, 2012, p. 183-198.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. [Brasil/Pará/Panorama]. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama. Acesso em: 6 jan. 2021.
LIMA, Aline Tarcila de Oliveira; SILVA, Walkiria Maria Sousa da. A Política de Habitação no Estado do Pará: programas habitacionais e odesafio de sua implementação.Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)–Belém-PA. Universidade Federal do Pará. 2016.
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana.Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
MARQUES, Gilberto. Amazônia: uma moderna colônia energético-mineral?In: Universidade e Sociedade. Ano XXI -Número 49. Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-ANDES-SN. Janeiro, 2012
NAKANO, Anderson, K. Desenvolvimento urbano e territorial em municípios periurbanos: diferenciações no Universo dos municípios Brasileiros. In: A questão da Habitação em Municípios Periurbanos na Amazônia.(Org.). Joana Valente Santana, Anna Carolina Gomes Holanda e Aldebaran do SocorroFarias de Moura. Belém: Ed Ufpa, 2012, pp. 183-198.
PARÁ. Governo do Estado do Pará, Companhia de Habitação do Estado do Pará. Síntese e Atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (2013/2014).Belém, 2014.
PARÁ. Instituto de desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará. Relatório do Mapa da Exclusão Social do Pará, 2017. Belém: IDESP, 2017.
ROSA, Marta Ferreira. Segregação sócioespacial na política urbana: contradições histórico-estruturais do Programa Minha Casa, Minha Vida.Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília-UnB, 2015.
SAKATAUSKAS, G. L. B.; SANTANA, J. V. O processo de produção do espaço amazônico: uma análise das pequenas cidades.In: VII JOINPP. Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015, Anais. São Luís-MA: UFMA.
SANTOS, Gilcélia de Paula; AGUIAR, Júlio César de. Direito à moradia e Política Habitacional Nacional: consequências para o mercado imobiliário.Revista Direito e Desenvolvimento, junho/2017, Vol.7(2), pp.208-221.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Walkiria Maria Sousa da Silva, Joana Valente Santana

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.