ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS ESCOLAS SERIADAS E CICLADAS

Autores

Palavras-chave:

Serie, Ciclo, Prática de Alfabetização, Escrita alfabética, Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa analisou o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética em escolas seriadas e cicladas. Foi desenvolvida em três turmas iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas (série e ciclos), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças (no início e no final do ano letivo). Os resultados indicam que as práticas das docentes apresentam similaridades que contribuíram para apropriação da base alfabética pelas crianças do 1º ano e para o avanço na consolidação da escrita das demais. Apesar disso, as professoras tinham dificuldade em estabelecer relações entre o ensino e avaliação das aprendizagens ao final do ano letivo.

 

 

Referências

Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 2007.
BROOKE, N. A comparação das quatro ondas. Boletim GERES. Estudo Longitudinal da geração escolar 2005. Nº 4. Belo Horizonte, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2007.
________; HÉRBRARD, J. L’invention du quotidian: une lecture, des usages. Paris: Le debate, 1987.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FRANCO, C. Diagnósticos e Políticas de Alfabetização. Palestra ministrada no Seminário de alfabetização e letramento em 2006. Artigo acessado em 14/05/07. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª ed. São Paulo: EPU, 2001.
MAINARDES, J. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
MORAIS, A. G. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
OLIVEIRA, S. A. Progressão das atividades de língua Portuguesa e o tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens: um estudo da prática docente no contexto de ciclos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 26ª Reunião Nacional da ANPEd, Caxambu: 2003b, p. 1 – 18.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua