ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS ESCOLAS SERIADAS E CICLADAS

Magna do Carmo Silva Cruz, Eliana Borges Correia de Albuquerque

Resumo


Esta pesquisa analisou o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética em escolas seriadas e cicladas. Foi desenvolvida em três turmas iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas (série e ciclos), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças (no início e no final do ano letivo). Os resultados indicam que as práticas das docentes apresentam similaridades que contribuíram para apropriação da base alfabética pelas crianças do 1º ano e para o avanço na consolidação da escrita das demais. Apesar disso, as professoras tinham dificuldade em estabelecer relações entre o ensino e avaliação das aprendizagens ao final do ano letivo.

 

 


Palavras-chave


Serie, Ciclo, Prática de Alfabetização, Escrita alfabética, Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22395

                                                                                                   

                                               A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


                                                                                                    BUSCADORES

                                                                                                  

 

                                                                                                    INDEXADORES

 
                                                 
                                                               

_____________________________________________________________________________________________________________________