ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS ESCOLAS SERIADAS E CICLADAS

Magna do Carmo Silva Cruz, Eliana Borges Correia de Albuquerque

Resumo


Esta pesquisa analisou o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética em escolas seriadas e cicladas. Foi desenvolvida em três turmas iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas (série e ciclos), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças (no início e no final do ano letivo). Os resultados indicam que as práticas das docentes apresentam similaridades que contribuíram para apropriação da base alfabética pelas crianças do 1º ano e para o avanço na consolidação da escrita das demais. Apesar disso, as professoras tinham dificuldade em estabelecer relações entre o ensino e avaliação das aprendizagens ao final do ano letivo.

 

 


Palavras-chave


Serie, Ciclo, Prática de Alfabetização, Escrita alfabética, Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ