ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS ESCOLAS SERIADAS E CICLADAS
Mots-clés :
Serie, Ciclo, Prática de Alfabetização, Escrita alfabética, Ensino FundamentalRésumé
Esta pesquisa analisou o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética em escolas seriadas e cicladas. Foi desenvolvida em três turmas iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas (série e ciclos), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças (no início e no final do ano letivo). Os resultados indicam que as práticas das docentes apresentam similaridades que contribuíram para apropriação da base alfabética pelas crianças do 1º ano e para o avanço na consolidação da escrita das demais. Apesar disso, as professoras tinham dificuldade em estabelecer relações entre o ensino e avaliação das aprendizagens ao final do ano letivo.
Références
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 2007.
BROOKE, N. A comparação das quatro ondas. Boletim GERES. Estudo Longitudinal da geração escolar 2005. Nº 4. Belo Horizonte, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2007.
________; HÉRBRARD, J. L’invention du quotidian: une lecture, des usages. Paris: Le debate, 1987.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FRANCO, C. Diagnósticos e Políticas de Alfabetização. Palestra ministrada no Seminário de alfabetização e letramento em 2006. Artigo acessado em 14/05/07. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª ed. São Paulo: EPU, 2001.
MAINARDES, J. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
MORAIS, A. G. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
OLIVEIRA, S. A. Progressão das atividades de língua Portuguesa e o tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens: um estudo da prática docente no contexto de ciclos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 26ª Reunião Nacional da ANPEd, Caxambu: 2003b, p. 1 – 18.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
