ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS ESCOLAS SERIADAS E CICLADAS
Keywords:
Serie, Ciclo, Prática de Alfabetização, Escrita alfabética, Ensino FundamentalAbstract
Esta pesquisa analisou o ensino e a aprendizagem da escrita alfabética em escolas seriadas e cicladas. Foi desenvolvida em três turmas iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas (série e ciclos), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças (no início e no final do ano letivo). Os resultados indicam que as práticas das docentes apresentam similaridades que contribuíram para apropriação da base alfabética pelas crianças do 1º ano e para o avanço na consolidação da escrita das demais. Apesar disso, as professoras tinham dificuldade em estabelecer relações entre o ensino e avaliação das aprendizagens ao final do ano letivo.
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 2007.
BROOKE, N. A comparação das quatro ondas. Boletim GERES. Estudo Longitudinal da geração escolar 2005. Nº 4. Belo Horizonte, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2007.
________; HÉRBRARD, J. L’invention du quotidian: une lecture, des usages. Paris: Le debate, 1987.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FRANCO, C. Diagnósticos e Políticas de Alfabetização. Palestra ministrada no Seminário de alfabetização e letramento em 2006. Artigo acessado em 14/05/07. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª ed. São Paulo: EPU, 2001.
MAINARDES, J. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
MORAIS, A. G. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
OLIVEIRA, S. A. Progressão das atividades de língua Portuguesa e o tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens: um estudo da prática docente no contexto de ciclos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 26ª Reunião Nacional da ANPEd, Caxambu: 2003b, p. 1 – 18.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
