SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)
Palavras-chave:
Sistema educativo radiofônico, Educação de jovens e adultos, Movimento de educação de base, Amazônia BragantinaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino.
Referências
BRANDÃO, C. R. A educação Popular na escola cidadã. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
______, C. R. A descoberta da cultura na educação da cultura popular no Brasil dos anos 1960. In: ______, C, R. (Org.) A Educação como cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002, p. 29- 100.
FÁVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. ED. paz e terra. 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 1999.
INCAMPO, P. G. Barnabitas no Brasil 100 anos. Bragança: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura, 2003.
KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (Org). O fotográfico. São Paulo: HUCITEC, 2005.
MEMORIAL DE D. ELISEU. Livro de tombo II, 1947,1960, ATA, 29,30 de Janeiro 1964, anexo, nº 50).
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. S/A Tele educação na Amazônia: o que é o que faz. S/N.
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Jornal do SERB. Rádio Educadora de Bragança: do sonho a realidade. Secretaria do Sistema radiofônico de Bragança, S/N.
SILVA, D. B. R. N. Uma Caracterização histórica de Bragança, 2008. Disponível em: <www.google.com.br/blog. Dário Benedito>. Acesso em: 10 set. 2013.
______, D. B. R. N.; OLETO. L. S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de dom Eliseu Corolli em Bragança (PA), Século XX. Revista HISTEDBR On-line. n.48, p. 93-118, dez. 2012.
WANDERLEY, L. E. W. Educação popular e o processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R; BEZERRA, A. (Org.) A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1987.p. 62- 78.
WANDERLEY, L. E. W. Educar para transformar: Educação popular, Igreja Católica e Política de movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.




