SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)

Rogério Andrade Maciel, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino. 

 

Palavras-Chave: sistema educativo radiofônico, educação de jovens e adultos, movimento de educação de base, Amazônia Bragantina

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)