SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)

Autores

Palavras-chave:

Sistema educativo radiofônico, Educação de jovens e adultos, Movimento de educação de base, Amazônia Bragantina

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino. 

 


 

Referências

ANUÁRIO DA DIOCESE DE BRAGANÇA - PARÁ. 60 anos de caminhada. Edição comemorativa do 1º decênio e do Jubileu de prata das CEB’S, 1990.

BRANDÃO, C. R. A educação Popular na escola cidadã. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

______, C. R. A descoberta da cultura na educação da cultura popular no Brasil dos anos 1960. In: ______, C, R. (Org.) A Educação como cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002, p. 29- 100.

FÁVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. ED. paz e terra. 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 1999.

INCAMPO, P. G. Barnabitas no Brasil 100 anos. Bragança: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura, 2003.

KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (Org). O fotográfico. São Paulo: HUCITEC, 2005.

MEMORIAL DE D. ELISEU. Livro de tombo II, 1947,1960, ATA, 29,30 de Janeiro 1964, anexo, nº 50).
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. S/A Tele educação na Amazônia: o que é o que faz. S/N.
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Jornal do SERB. Rádio Educadora de Bragança: do sonho a realidade. Secretaria do Sistema radiofônico de Bragança, S/N.
SILVA, D. B. R. N. Uma Caracterização histórica de Bragança, 2008. Disponível em: <www.google.com.br/blog. Dário Benedito>. Acesso em: 10 set. 2013.

______, D. B. R. N.; OLETO. L. S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de dom Eliseu Corolli em Bragança (PA), Século XX. Revista HISTEDBR On-line. n.48, p. 93-118, dez. 2012.

WANDERLEY, L. E. W. Educação popular e o processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R; BEZERRA, A. (Org.) A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1987.p. 62- 78.

WANDERLEY, L. E. W. Educar para transformar: Educação popular, Igreja Católica e Política de movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.

Downloads

Publicado

01-01-2015

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua