SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)
Keywords:
Sistema educativo radiofônico, Educação de jovens e adultos, Movimento de educação de base, Amazônia BragantinaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino.
References
BRANDÃO, C. R. A educação Popular na escola cidadã. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
______, C. R. A descoberta da cultura na educação da cultura popular no Brasil dos anos 1960. In: ______, C, R. (Org.) A Educação como cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002, p. 29- 100.
FÁVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. ED. paz e terra. 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 1999.
INCAMPO, P. G. Barnabitas no Brasil 100 anos. Bragança: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura, 2003.
KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (Org). O fotográfico. São Paulo: HUCITEC, 2005.
MEMORIAL DE D. ELISEU. Livro de tombo II, 1947,1960, ATA, 29,30 de Janeiro 1964, anexo, nº 50).
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. S/A Tele educação na Amazônia: o que é o que faz. S/N.
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Jornal do SERB. Rádio Educadora de Bragança: do sonho a realidade. Secretaria do Sistema radiofônico de Bragança, S/N.
SILVA, D. B. R. N. Uma Caracterização histórica de Bragança, 2008. Disponível em: <www.google.com.br/blog. Dário Benedito>. Acesso em: 10 set. 2013.
______, D. B. R. N.; OLETO. L. S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de dom Eliseu Corolli em Bragança (PA), Século XX. Revista HISTEDBR On-line. n.48, p. 93-118, dez. 2012.
WANDERLEY, L. E. W. Educação popular e o processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R; BEZERRA, A. (Org.) A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1987.p. 62- 78.
WANDERLEY, L. E. W. Educar para transformar: Educação popular, Igreja Católica e Política de movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.




