SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)
Mots-clés :
Sistema educativo radiofônico, Educação de jovens e adultos, Movimento de educação de base, Amazônia BragantinaRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino.
Références
BRANDÃO, C. R. A educação Popular na escola cidadã. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
______, C. R. A descoberta da cultura na educação da cultura popular no Brasil dos anos 1960. In: ______, C, R. (Org.) A Educação como cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002, p. 29- 100.
FÁVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. ED. paz e terra. 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 1999.
INCAMPO, P. G. Barnabitas no Brasil 100 anos. Bragança: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura, 2003.
KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (Org). O fotográfico. São Paulo: HUCITEC, 2005.
MEMORIAL DE D. ELISEU. Livro de tombo II, 1947,1960, ATA, 29,30 de Janeiro 1964, anexo, nº 50).
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. S/A Tele educação na Amazônia: o que é o que faz. S/N.
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Jornal do SERB. Rádio Educadora de Bragança: do sonho a realidade. Secretaria do Sistema radiofônico de Bragança, S/N.
SILVA, D. B. R. N. Uma Caracterização histórica de Bragança, 2008. Disponível em: <www.google.com.br/blog. Dário Benedito>. Acesso em: 10 set. 2013.
______, D. B. R. N.; OLETO. L. S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de dom Eliseu Corolli em Bragança (PA), Século XX. Revista HISTEDBR On-line. n.48, p. 93-118, dez. 2012.
WANDERLEY, L. E. W. Educação popular e o processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R; BEZERRA, A. (Org.) A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1987.p. 62- 78.
WANDERLEY, L. E. W. Educar para transformar: Educação popular, Igreja Católica e Política de movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




