SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA: EDUCANDO JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA (1960-1970)
Palabras clave:
Sistema educativo radiofônico, Educação de jovens e adultos, Movimento de educação de base, Amazônia BragantinaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação de jovens e adultos do sistema educativo radiofônico de Bragança - Pará (SERB), no período de 1960 a 1970. A pesquisa de natureza documental utilizou os seguintes documentos: o anuário da Diocese, o jornal do SERB e o livro do SERB – Tele-educação na Amazônia. Os autores que balizam a análise são Wanderley (1987), Freire (1997) e Fávero (2006). Os registros empíricos demonstraram que o SERB possuía uma concepção de educação de jovens e adultos que passou por inúmeras crises ideológicas entre o grupo conservador da igreja católica (os Barnabitas) e o grupo pautado pela consciência de libertação (progressistas do MEB). Em 1963 quando o SERB efetua um convênio com o MEB, este foi tolhido pelas ações da “revolução anticomunista”, rompendo com uma ideologia emancipatória neste sistema de ensino.
Citas
BRANDÃO, C. R. A educação Popular na escola cidadã. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
______, C. R. A descoberta da cultura na educação da cultura popular no Brasil dos anos 1960. In: ______, C, R. (Org.) A Educação como cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002, p. 29- 100.
FÁVERO, O. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. ED. paz e terra. 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 1999.
INCAMPO, P. G. Barnabitas no Brasil 100 anos. Bragança: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura, 2003.
KOSSOY, B. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (Org). O fotográfico. São Paulo: HUCITEC, 2005.
MEMORIAL DE D. ELISEU. Livro de tombo II, 1947,1960, ATA, 29,30 de Janeiro 1964, anexo, nº 50).
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. S/A Tele educação na Amazônia: o que é o que faz. S/N.
SERB. Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Jornal do SERB. Rádio Educadora de Bragança: do sonho a realidade. Secretaria do Sistema radiofônico de Bragança, S/N.
SILVA, D. B. R. N. Uma Caracterização histórica de Bragança, 2008. Disponível em: <www.google.com.br/blog. Dário Benedito>. Acesso em: 10 set. 2013.
______, D. B. R. N.; OLETO. L. S. R.; OLIVEIRA, R. D. C. Aos “caboclos inocentes e de boa fé”: entre educação e outras obras de dom Eliseu Corolli em Bragança (PA), Século XX. Revista HISTEDBR On-line. n.48, p. 93-118, dez. 2012.
WANDERLEY, L. E. W. Educação popular e o processo de democratização. In: BRANDÃO, C. R; BEZERRA, A. (Org.) A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1987.p. 62- 78.
WANDERLEY, L. E. W. Educar para transformar: Educação popular, Igreja Católica e Política de movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




