Educação livre versus educação regulada: reflexões e análises

Autores

  • João Guilherme da Silva Arruda Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244564

Palavras-chave:

Educação Livre, Regulação, Políticas Públicas em Educação, Sistemas Educacionais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões para a reconstrução de caminhos que promovam a liberdade na educação, a partir da análise da dicotomia entre as formas pelas quais se dá a educação, seja em ambiente de plena liberdade, representada pela busca de uma nova categorização do conceito de uma Educação Livre, seja no ambiente de regulação governamental parcial, e/ou total, correspondente ao ensino escolar, sob o controle central da educação pelo Estado, seja ela pública ou privada. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, traz em seu bojo a questão do exercício da liberdade no ato educacional, e um breve histórico da regulação da educação no Brasil partindo das vésperas da independência do país e perpassando alguns momentos chave para a discussão proposta, com a posterior contraposição com as novas formas de educação fora do contexto escolar, permitindo o aprofundamento do debate acerca dos distintos caminhos possíveis à realização do processo educacional.


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Publicado

19-03-2020

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua