Bullying entre meninas e o desafio da construção de resiliência na escola
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250294Palabras clave:
Bullying, Empoderamento, Resiliência, Gênero, EscolaResumen
Este trabalho intenta analisar e discutir os processos de empoderamento e resiliência de meninas alvo de bullying na escola. O recorte de gênero se faz essencial à medida que ainda há pouco material que contemple as particularidades do bullying entre meninas. A pesquisa empírica aconteceu numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), na cidade do Recife, no ano de 2017. Ela foi dividida em duas etapas: a primeira contou com a participação de 91 meninas matriculadas nas três séries do ensino médio e aconteceu a partir da aplicação de um Questionário sobre a temática; para a segunda etapa, foram selecionadas 45 meninas que participaram de Rodas de Diálogo na intenção de discutir os eixos centrais desta pesquisa. Por meio da análise dos dados coletados, entende-se que o fortalecimento de meninas vítimas de bullying, através do empoderamento de seus traços identitários, pode fomentar o desenvolvimento de resilência e se tornar um caminho possível para o enfrentamento da questão.Citas
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a dicotomia na educação. In:OLIVEIRA, Maria Kohl ; TRENTO, Denise; REGO, Teresa (org). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Disponível em: http://hottopos.com/videtur23/valeria.htm
BANDEIRA, Cláudia de Moraes. Bullying: Auto-estima e diferenças de gênero. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Cláudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 16, Número 1, p. 35-44 Janeiro/Junho. 2012.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do "sexo". In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2000, p. 151-172.
CORTEZ, Miriam Béccheri; SOUZA, Lídio de. Mulheres (in)Subordinadas: o Empoderamento Feminino e suas Repercussões nas Ocorrências de Violência Conjugal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília. Vol. 24, n. 2, p. 171-180, Abril/Junho. 2008.
CYRULNIK, Boris. Os patinhos feios. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
FAJARDO, Indinalva Nepomuceno; MINAYO, Maria Cecília de Souza; MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 761-774,
out./dez. 2010.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005.
FANTE, Cléo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FERREIRA, Hugo Monteiro. As abordagens disciplinar e transdisciplinar e as práticas pedagógicas. In: FERREIRA, Hugo Monteiro (Org.). A Educação Integral e a Transdisciplinaridade. Recife: Gráfica & Editora (Coleção RENAFORM – UFRPE), 2016.
FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: RABINOV, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica - para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução: Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p.229-249.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987
GARCIA, Dantielli Assumpção; SOUSA, Lucília Maria Abrahão. A sororidade no ciberespaço: laços feministas em militância. Estudos linguísticos, São Paulo, vol. 44, n.3; p.991-1008, set. – dez, 2015
HOOKS, Bell. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge, MA, 2000.
HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi; MEIRELLES, Giselle. Problematizando o conceito de Empoderamento. Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Abril, 2007.
LARROSA, Susana Rocca. Resiliência: um novo paradigma que desafia a reflexão e a prática pastoral. Revista Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, Pontifica Universidade Católica, n.28, janabril 2008. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18361/18361.PDFXXvmi=>
LEON, Oscar Dávila. Adolescência e juventude: das noções às abordagens. In: FREITAS, Maria Virgínia de (Org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 9-18.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2000. p. 4-24
MALDONADO, M. T. Bullying e cyberbullying: o que fazemos como o que fazem conosco? Ed. 01. São Paulo: Moderna, 2011.
MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira; PASINI, Audri Inês.; LEVANDOWSKI, Gabriel. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Revista Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 203-215, maio/ago. 2013.
NASCIMENTO, Maria Anezilany Gomes do; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. Rodas de Conversa e Oficinas Temáticas: experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em Geografia. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre, Agosto, 2009.
OLWEUS, Dan. Bully/victim problems in school: Facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, Vol. XlI, ltD 4,495-510 e. 1997.
PELTZ, Lidiane; MORAES, Maria da Graça; CARLOTTO, Mary Sandra. Resiliência em estudantes do ensino médio. Psicologia Escolar Educacional, Campinas, vol.14, n.1, pp.87-94. 2010.
PENKALA, Ana Paula. A mulher é o novo preto: pensando identidades a partir das representações arquetípicas de gênero na série Orange is the new black. Revista Paralelo 31, Pelotas. Ed. 3, p. 212-229, Dez 2014.
PESCE, Renata; ASSIS, Simone; SANTOS, Nilton; OLIVEIRA, Raquel Carvalhaes de Oliveira. Risco e Proteção: Em Busca de Um Equilíbrio Promotor de Resiliência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 20, n. 2, p. 135-143. Mai-Ago de 2004.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SOUSA, Carolina; MIRANDA, Francisco; NIETO, Mari Carmem Lara; DORES, Ricardo. Educação para resiliência. Revista Conhecimento & Diversidade, Niterói, Vol. 6, n. 11, p. 26–40. Jan./Jun. 2014.
TAVARES, José. A resiliência na sociedade emergente. In: TAVARES, José (org). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez Editora. 2001. P. 43-75.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.