Bullying entre meninas e o desafio da construção de resiliência na escola
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250294Mots-clés :
Bullying, Empoderamento, Resiliência, Gênero, EscolaRésumé
Este trabalho intenta analisar e discutir os processos de empoderamento e resiliência de meninas alvo de bullying na escola. O recorte de gênero se faz essencial à medida que ainda há pouco material que contemple as particularidades do bullying entre meninas. A pesquisa empírica aconteceu numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), na cidade do Recife, no ano de 2017. Ela foi dividida em duas etapas: a primeira contou com a participação de 91 meninas matriculadas nas três séries do ensino médio e aconteceu a partir da aplicação de um Questionário sobre a temática; para a segunda etapa, foram selecionadas 45 meninas que participaram de Rodas de Diálogo na intenção de discutir os eixos centrais desta pesquisa. Por meio da análise dos dados coletados, entende-se que o fortalecimento de meninas vítimas de bullying, através do empoderamento de seus traços identitários, pode fomentar o desenvolvimento de resilência e se tornar um caminho possível para o enfrentamento da questão.Références
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a dicotomia na educação. In:OLIVEIRA, Maria Kohl ; TRENTO, Denise; REGO, Teresa (org). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Disponível em: http://hottopos.com/videtur23/valeria.htm
BANDEIRA, Cláudia de Moraes. Bullying: Auto-estima e diferenças de gênero. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Cláudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 16, Número 1, p. 35-44 Janeiro/Junho. 2012.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do "sexo". In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2000, p. 151-172.
CORTEZ, Miriam Béccheri; SOUZA, Lídio de. Mulheres (in)Subordinadas: o Empoderamento Feminino e suas Repercussões nas Ocorrências de Violência Conjugal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília. Vol. 24, n. 2, p. 171-180, Abril/Junho. 2008.
CYRULNIK, Boris. Os patinhos feios. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
FAJARDO, Indinalva Nepomuceno; MINAYO, Maria Cecília de Souza; MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 761-774,
out./dez. 2010.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005.
FANTE, Cléo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FERREIRA, Hugo Monteiro. As abordagens disciplinar e transdisciplinar e as práticas pedagógicas. In: FERREIRA, Hugo Monteiro (Org.). A Educação Integral e a Transdisciplinaridade. Recife: Gráfica & Editora (Coleção RENAFORM – UFRPE), 2016.
FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: RABINOV, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica - para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução: Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p.229-249.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987
GARCIA, Dantielli Assumpção; SOUSA, Lucília Maria Abrahão. A sororidade no ciberespaço: laços feministas em militância. Estudos linguísticos, São Paulo, vol. 44, n.3; p.991-1008, set. – dez, 2015
HOOKS, Bell. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge, MA, 2000.
HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi; MEIRELLES, Giselle. Problematizando o conceito de Empoderamento. Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Abril, 2007.
LARROSA, Susana Rocca. Resiliência: um novo paradigma que desafia a reflexão e a prática pastoral. Revista Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, Pontifica Universidade Católica, n.28, janabril 2008. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18361/18361.PDFXXvmi=>
LEON, Oscar Dávila. Adolescência e juventude: das noções às abordagens. In: FREITAS, Maria Virgínia de (Org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 9-18.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2000. p. 4-24
MALDONADO, M. T. Bullying e cyberbullying: o que fazemos como o que fazem conosco? Ed. 01. São Paulo: Moderna, 2011.
MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira; PASINI, Audri Inês.; LEVANDOWSKI, Gabriel. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Revista Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 203-215, maio/ago. 2013.
NASCIMENTO, Maria Anezilany Gomes do; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. Rodas de Conversa e Oficinas Temáticas: experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em Geografia. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre, Agosto, 2009.
OLWEUS, Dan. Bully/victim problems in school: Facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, Vol. XlI, ltD 4,495-510 e. 1997.
PELTZ, Lidiane; MORAES, Maria da Graça; CARLOTTO, Mary Sandra. Resiliência em estudantes do ensino médio. Psicologia Escolar Educacional, Campinas, vol.14, n.1, pp.87-94. 2010.
PENKALA, Ana Paula. A mulher é o novo preto: pensando identidades a partir das representações arquetípicas de gênero na série Orange is the new black. Revista Paralelo 31, Pelotas. Ed. 3, p. 212-229, Dez 2014.
PESCE, Renata; ASSIS, Simone; SANTOS, Nilton; OLIVEIRA, Raquel Carvalhaes de Oliveira. Risco e Proteção: Em Busca de Um Equilíbrio Promotor de Resiliência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 20, n. 2, p. 135-143. Mai-Ago de 2004.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SOUSA, Carolina; MIRANDA, Francisco; NIETO, Mari Carmem Lara; DORES, Ricardo. Educação para resiliência. Revista Conhecimento & Diversidade, Niterói, Vol. 6, n. 11, p. 26–40. Jan./Jun. 2014.
TAVARES, José. A resiliência na sociedade emergente. In: TAVARES, José (org). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez Editora. 2001. P. 43-75.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.