Bullying entre meninas e o desafio da construção de resiliência na escola

Autores

  • Flávia Maria dos Santos Vasconcelos Universidade Estadual de Campinas
  • Hugo Monteiro Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250294

Palavras-chave:

Bullying, Empoderamento, Resiliência, Gênero, Escola

Resumo

Este trabalho intenta analisar e discutir os processos de empoderamento e resiliência de meninas alvo de bullying na escola. O recorte de gênero se faz essencial à medida que ainda há pouco material que contemple as particularidades do bullying entre meninas. A pesquisa empírica aconteceu numa Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), na cidade do Recife, no ano de 2017. Ela foi dividida em duas etapas: a primeira contou com a participação de 91 meninas matriculadas nas três séries do ensino médio e aconteceu a partir da aplicação de um Questionário sobre a temática; para a segunda etapa, foram selecionadas 45 meninas que participaram de Rodas de Diálogo na intenção de discutir os eixos centrais desta pesquisa. Por meio da análise dos dados coletados, entende-se que o fortalecimento de meninas vítimas de bullying, através do empoderamento de seus traços identitários, pode fomentar o desenvolvimento de resilência e se tornar um caminho possível para o enfrentamento da questão.

Biografia do Autor

Flávia Maria dos Santos Vasconcelos, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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Publicado

29-06-2021

Edição

Seção

Dossiê “Conflitos, violências, bullying na escola: problemas da convivência potencializado pela pandemia?”