Didática, gênero, sexualidade: contribuições à formação docente Teaching, gender, sexuality: contributions to teacher education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.251024

Palavras-chave:

Didática, Gênero, Sexualidade, Formação Docente.

Resumo

A Didática, como campo de estudo e trabalho dedicado ao ensino crítico é território fértil para a formação docente, comprometida com o trato às diferenças. Gênero e sexualidade são construções sociais discursivas. A pesquisa analisa as contribuições da Didática, nos Cursos de Pedagogia, para o trato às diferenças de gênero e de sexualidade na prática pedagógica. Os Cursos de Pedagogia da UFPE subsidiam a pesquisa. Os resultados apontam para um trabalho comprometido com a superação da Didática instrumental e situado na Didática crítica. As professoras apontam a importância de gênero e sexualidade e dizem da sua presença no currículo. O trabalho situa a necessidade da abordagem de gênero e sexualidade com foco na Didática Crítica Intercultural.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Gonçalo Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

Doutora em Educação pelo Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Profissionalização Docente - UFPE/CNPQ. Membro da equipe do projeto de extensão Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Professora Adjunta na UFPE, Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

22-12-2022

Edição

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Artigos: demanda contínua