Lourenço Filho e a aprendizagem comercial nos primórdios da massificação do ensino comercial no Brasil (1946)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252458Palavras-chave:
Aprendizagem Profissional, Educação Profissional, Ensino Comercial.Resumo
O artigo é dedicado ao entendimento das aproximações de Lourenço Filho (1897–1970) com o ensino comercial e suas elaborações sobre as especificidades do labor do comerciário, da aprendizagem e do ensino comercial. Desde os anos 1930 Lourenço Filho mantinha relações com a educação profissional, mas foi em 1949 que ele fez intervenções nas concepções de aprendizagem e nas práticas de ensino com amparo no funcionalismo e no pragmatismo anglo-americanos. O artigo considera o cenário econômico, social e cultural no Brasil dos anos 1940, faz incursões na trajetória e na obra de Lourenço Filho e dialoga com a literatura já produzida. De modo particular o artigo é uma elaboração que, resulta do exame de documentos primários e inéditos de Lourenço Filho sobre a aprendizagem profissional.
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