Lourenço Filho e a aprendizagem comercial nos primórdios da massificação do ensino comercial no Brasil (1946)
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252458Mots-clés :
Aprendizagem Profissional, Educação Profissional, Ensino Comercial.Résumé
O artigo é dedicado ao entendimento das aproximações de Lourenço Filho (1897–1970) com o ensino comercial e suas elaborações sobre as especificidades do labor do comerciário, da aprendizagem e do ensino comercial. Desde os anos 1930 Lourenço Filho mantinha relações com a educação profissional, mas foi em 1949 que ele fez intervenções nas concepções de aprendizagem e nas práticas de ensino com amparo no funcionalismo e no pragmatismo anglo-americanos. O artigo considera o cenário econômico, social e cultural no Brasil dos anos 1940, faz incursões na trajetória e na obra de Lourenço Filho e dialoga com a literatura já produzida. De modo particular o artigo é uma elaboração que, resulta do exame de documentos primários e inéditos de Lourenço Filho sobre a aprendizagem profissional.
Références
ALMEIDA, Oscar. Enciclopédia das couzas do ensino fundamental, complementar, comercial e superior. Rio de Janeiro: Escritório de Serviços Pedagógicos, 1937.
BRASIL. Decreto-Lei n. 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Diário Oficial da União. Seção 1, p. 2.957, 27 fev. 1942. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 1 jul. 2017.
BRASIL. Decreto-Lei n. 6.141, de 28 de dezembro de 1943. Lei Orgânica do Ensino Comercial. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 31 dez. 1943. Seção 1, p. 19.217. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-6141-28- dezembro-1943-416183-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 1 jul. 2017.
BRASIL. Decreto-Lei n. 8.622, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a aprendizagem dos comerciários, estabelece deveres dos empregadores e dos trabalhadores menores relativamente a essa aprendizagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 10 jan. 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del8622.htm. Acesso em: 1 jul. 2017.
COTRIM, Gilberto. Educação para uma escola democrática: história e filosofia da educação. São Paulo: Saraiva, 1987.
DEWEY, John. Contra a reflexologia. In: HERRNSTEIN, R.; BORING E (Org.s), Textos básicos de história da psicologia. São Paulo: Ed. Herder, 1971. p. 394–399.
DEWEY, Jonh. Como pensamos. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Senai/DPEA, 1986.
HERSCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. O imaginário moderno no Brasil. In: HERSCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (Org.s). A invenção do Brasil moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 9–42.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX, 1914–1991. Tradução de Marcos Santarrita e revisão de Maria Célia Paoli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. In: John Locke. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores.)
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Conceito de aprendizagem – definição de aprendizagem comercial – semelhanças entre aprendizagem no comércio e na indústria. Parecer solicitado pelo Senac. Rio de Janeiro, 1949. Acervo CPDOC / FGV – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Psicologia dos trabalhos manuais. Palestra realizada na Escola Técnica do Senai para os alunos do Curso de Artes Aplicadas. 1952. Acervo CPDOC / FGV – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. A formação de professores: da escola normal à escola de educação. In: Ruy Lourenço Filho (Org.). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001. (Coleção Lourenço Filho, v. 4.)
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
MANGE, Roberto. Ensino profissional racional no curso de ferroviários da Escola Profissional de Sorocaba e Estrada de Ferro Sorocabana. Revista Idort, São Paulo, ano I, n. 1, p. 16–38, jan. 1932.
MONARCHA, Carlos; RUY LOURENÇO FILHO (Org.s) Por Lourenço Filho: uma bibliografia. Brasília: Inep/MEC, 2001. (Coleção Lourenço Filho, v.1.)
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. 2. ed. São Paulo: DP&A, 2001.
NASCIMENTO, Terezinha Aparecida Quaiotti Ribeiro. Memórias da educação: Campinas (1850–1960). Campinas: Ed. da Unicamp, Centro de Memória, 1999. (Coleção Campiniana, n. 20.)
OLIVEIRA, Diene Eire de Mello B.; LESZCZYNSKI, Sônia Ana Charhut. O papel da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial [Cbai] na configuração do ensino profissionalizante das Escolas Técnicas Federais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS – HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, VIII, 2009, Campinas, Anais... Campinas: Histedbr, 2009.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Americanos: representações da identidade nacional no Brasil e nos EUA. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
OLIVEIRA, Renata Cristiane Romanini. Rádio e educação profissional a distância: a experiência da Universidade do Ar (1947–1961). 2013. 240 fl. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG), Belo Horizonte, 2012.
PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. Filosofia e história da educação. 13. ed. São Paulo: Ática, 1997. (Série Educação.)
RUY LOURENÇO FILHO. Cronologia e biografia do professor M. B. Lourenço Filho. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Educação/Fundação Cesgranrio, 1996.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. 8. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). Senac São Paulo 60 anos. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). Senac nas ondas do rádio. 2016. Disponível em: http://www.sp.SENAC.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a23483.htm&subTab=00000&uf=&local=&testeira=2092&l=&template=&unit=. Acesso em: 15 jul. 2017.
SIRINELLI, J.F. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (Org.), Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. p. 231–269.
TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América: sentimentos e opiniões. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.