Canção na aula de história e sua apropriação temática pelo professor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.253766

Keywords:

Prática docente, Canção e ensino de História, Formação de professores.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a fala de professores de História sobre a apropriação do uso da canção em suas práticas docentes. Trata-se de recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas metodológicas da Análise do Conteúdo do tipo categorial temática. Os dados, colhidos através de entrevistas semiestruturadas, apontam para uma ausência de estudos sistemáticos sobre a canção na aula de História durante a formação docente dos entrevistados e para uma prática docente reflexiva que superou esse déficit na formação de professor. Foi possível concluir sobre a necessidade de atualização de cursos de licenciatura em História em relação à inclusão, em suas matrizes curriculares, de estudos sobre os documentos alternativos, com vistas a atualizar o ensino da disciplina de História.

Author Biographies

Luan Maxwell Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica e licenciatura em História pela mesma instituição.

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Doutor em Ciências da Educação, Professor Titular da UFPE, Professor Permanente do PPGE/CE/UFPE, atuando na linha de pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica.

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Published

2022-07-12

Issue

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Article (s)