Canção na aula de história e sua apropriação temática pelo professor
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.253766Mots-clés :
Prática docente, Canção e ensino de História, Formação de professores.Résumé
O objetivo deste artigo é analisar a fala de professores de História sobre a apropriação do uso da canção em suas práticas docentes. Trata-se de recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas metodológicas da Análise do Conteúdo do tipo categorial temática. Os dados, colhidos através de entrevistas semiestruturadas, apontam para uma ausência de estudos sistemáticos sobre a canção na aula de História durante a formação docente dos entrevistados e para uma prática docente reflexiva que superou esse déficit na formação de professor. Foi possível concluir sobre a necessidade de atualização de cursos de licenciatura em História em relação à inclusão, em suas matrizes curriculares, de estudos sobre os documentos alternativos, com vistas a atualizar o ensino da disciplina de História.Références
ALVES, Max. O documento canção na aula de História: desafios de uma proposta didática. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. [s.l.]: edições 70, 1977.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
CALISSI, Luciana. A música popular brasileira no livro didático de história (décadas de 1980 e 1990). 2003. 189 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Metodologia em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
FENELON, Déa Ribeiro. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, v. 12, p. 23-35, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr., 2008.
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e o ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília, 2015.
MARCELINO, Angélica de Cássia Gomes. Políticas públicas de formação continuada dos professores de ensino médio: um estudo da rede estadual de Pernambuco. 2015. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec editora, 2013.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, nº 25/26, p. 143-162, set.92/ago.93, 1992.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, v. 350, pp. 203-218, set./dez., 2009.
PERNAMBUCO. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008, que Cria o Programa de Educação Integral, e dá outras providências. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=5148&tipo=TEXTOATUALIZADO. Acesso em: 9 dez. 2019.
PERNAMBUCO. Secretaria de educação do estado de Pernambuco - SEE. Educação integral? [2014?] Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&men=70. Acesso em: 9 out. 2019.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.
PINSKY, Jaime. Nação e ensino de História no Brasil. In. PINSKY, Jaime. O ensino de História e a criação do fato.14ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.
SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Organizadores: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vo-zes, 2010.
VIANA, Felipe Souza. A prática docente e o uso da imagem: estudo de caso de um professor de História. 2013. 297f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, 22, (44): 203-220, ago./dez. 2014.
ZAMARIAM, Julho. A canção como mediadora cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula. 2011. 156f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




