Canção na aula de história e sua apropriação temática pelo professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.253766

Palabras clave:

Prática docente, Canção e ensino de História, Formação de professores.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a fala de professores de História sobre a apropriação do uso da canção em suas práticas docentes. Trata-se de recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas metodológicas da Análise do Conteúdo do tipo categorial temática. Os dados, colhidos através de entrevistas semiestruturadas, apontam para uma ausência de estudos sistemáticos sobre a canção na aula de História durante a formação docente dos entrevistados e para uma prática docente reflexiva que superou esse déficit na formação de professor. Foi possível concluir sobre a necessidade de atualização de cursos de licenciatura em História em relação à inclusão, em suas matrizes curriculares, de estudos sobre os documentos alternativos, com vistas a atualizar o ensino da disciplina de História.

Biografía del autor/a

Luan Maxwell Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica e licenciatura em História pela mesma instituição.

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Doutor em Ciências da Educação, Professor Titular da UFPE, Professor Permanente do PPGE/CE/UFPE, atuando na linha de pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica.

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Publicado

2022-07-12

Número

Sección

Articulos