O potencial educativo das biografias negras no ensino básico a partir da obra Enciclopédia Negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.255396

Palavras-chave:

Biografia, Biografias negras, Enciclopédia Negra, Pós-Abolição.

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre o quanto as biografias negras podem operar como uma metodologia interessante para se trabalhar trajetórias individuais de pessoas negras e o contexto sócio-histórico por elas vivido. Destaca-se as biografias negras como potencial educativo na luta antirracista, assim como, o papel de identificação e representação que professores, professoras, alunos e alunas negras podem experienciar através dessa ferramenta historiográfica, que possibilita o (re)conhecimento de artistas, intelectuais, profissionais, autoridades religiosas e civis, entre outras atuações sociais esquecidas, na esfera nacional e regional. Visa-se, desta forma, fortalecer a implementação da lei 10.639/2003 e da Educação Antirracista nos currículos em seus diferentes níveis e modalidades. Ao final, apresenta-se a obra Enciclopédia negra: biografias afro-brasileiras e abre-se espaço para pensar exemplos de personalidades/verbetes e a potencialidade de seu emprego em sala de aula.

Biografia do Autor

Aline Sônego, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2022), mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (2011), especialização em História do Brasil (2005) e graduação em História - Licenciatura Plena (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria. Servidora Pública, cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, atua no Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Também é integrante do Grupo de Estudos sobre Pós-Abolição (GEPA/UFSM). Áreas de pesquisa: Escravidão e liberdade no século XIX, imprensa negra e protagonismos negros no pós-abolição. 

Alícia Quinhones Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - PPGH, onde possui bolsa CAPES. Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estudante membro do Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição/UFSM (GEPA). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e como residente no Programa de Residência Pedagógica na área de História, entre 2018 e 2021. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História, pós-Abolição, História da Educação.

Gabrielle de Souza Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Educadora no Pré-Universitário Popular Desafio. Bolsista CAPES e mestranda em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada e bacharela em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos sobre pós-Abolição (GEPA) da Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista CAPES no Programa de Residência Pedagógica História/UFSM e bolsista PIBID História/UFSM entre os anos de 2016 e 2019. Possui interesse nos campos de História da Educação; Escrita(s) da História; Ensino de História; Educação Antirracista; Educação Popular; Educação para as relações étnico-raciais; e Pós-Abolição. 

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Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua