O potencial educativo das biografias negras no ensino básico a partir da obra Enciclopédia Negra
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.255396Palavras-chave:
Biografia, Biografias negras, Enciclopédia Negra, Pós-Abolição.Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre o quanto as biografias negras podem operar como uma metodologia interessante para se trabalhar trajetórias individuais de pessoas negras e o contexto sócio-histórico por elas vivido. Destaca-se as biografias negras como potencial educativo na luta antirracista, assim como, o papel de identificação e representação que professores, professoras, alunos e alunas negras podem experienciar através dessa ferramenta historiográfica, que possibilita o (re)conhecimento de artistas, intelectuais, profissionais, autoridades religiosas e civis, entre outras atuações sociais esquecidas, na esfera nacional e regional. Visa-se, desta forma, fortalecer a implementação da lei 10.639/2003 e da Educação Antirracista nos currículos em seus diferentes níveis e modalidades. Ao final, apresenta-se a obra Enciclopédia negra: biografias afro-brasileiras e abre-se espaço para pensar exemplos de personalidades/verbetes e a potencialidade de seu emprego em sala de aula.Referências
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