O potencial educativo das biografias negras no ensino básico a partir da obra Enciclopédia Negra
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.255396Mots-clés :
Biografia, Biografias negras, Enciclopédia Negra, Pós-Abolição.Résumé
Este artigo se propõe a refletir sobre o quanto as biografias negras podem operar como uma metodologia interessante para se trabalhar trajetórias individuais de pessoas negras e o contexto sócio-histórico por elas vivido. Destaca-se as biografias negras como potencial educativo na luta antirracista, assim como, o papel de identificação e representação que professores, professoras, alunos e alunas negras podem experienciar através dessa ferramenta historiográfica, que possibilita o (re)conhecimento de artistas, intelectuais, profissionais, autoridades religiosas e civis, entre outras atuações sociais esquecidas, na esfera nacional e regional. Visa-se, desta forma, fortalecer a implementação da lei 10.639/2003 e da Educação Antirracista nos currículos em seus diferentes níveis e modalidades. Ao final, apresenta-se a obra Enciclopédia negra: biografias afro-brasileiras e abre-se espaço para pensar exemplos de personalidades/verbetes e a potencialidade de seu emprego em sala de aula.Références
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
BORGES, Vavy Pacheco. Fontes biográficas: grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
GALVÃO, Jerônimo A. P. Cisneiros. BIOGRAFIAS E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades na construção de saberes históricos em sala de aula. In: XII Encontro Estadual de História da Anpuh-PE: história e os desafios do tempo presente, 2018, Recife. Anais do XII Encontro Estadual de História da ANPUH de Pernambuco: História e os Desafios do Tempo Presente, 2018.
GOMES, Flávio dos Santos; LAURIANO, Jaime; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Enciclopédia negra: Biografias afro-brasileiras. Companhia das Letras, 2021.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GRIGIO, Ênio; BRUNHAUSER, Felipe Farret; OLIVEIRA, Franciele Rocha de; RODRIGUES, Luiz Fernando dos Santos da Silva; LIMA, Taiane Anhanha. Organizações Negras de Santa Maria: primeiras associações negras do século XIX e XX. Santa Maria: GEPA UFSM, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Flores, 2017.
LEVILLAIN, Philippe. Os protagonistas: da biografia. In: REMOND, René (Org.). Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003.
LOUREIRO, Camila Wolpato; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Seria possível uma epistemologia freiriana decolonial? Da “Cultura do Silêncio” ao “Dizer a Sua Palavra”. Roteiro. Joaçaba, v. 44, n. 3, 2019, p. 1–18. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17527>. Acesso em: 19 jul. 2022.
MATTOS, Hebe Maria, RIOS, Ana Maria. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. TOPOI, v. 5, n. 8, jan.-jun. 2004.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. “Trabalhadores negros e o ‘paradigma da ausência’: contribuições à história social do trabalho no Brasil”, Estudos Históricos, vol. 29, n.
, 2016.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia decolonial e didática antirracista. II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sudeste (COPENE SUDESTE). mar. 2018.
ROSA, Marcus Vinicius de Freitas. Além da invisibilidade: história social do racismo em Porto Alegre durante o pós-abolição. Porto Alegre: EST Edições, 2019.
ZUBARAN, Maria Angélica. Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, abr./jun. 2016, p. 215-229.
SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da História: trajetórias intelectuais na imprensa negra Meridional. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.