Avaliação da aprendizagem na pandemia

fatores e nuances

Autores

  • Gabryel Mendes da Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Emerson Benedito Ferreira Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.258603

Palavras-chave:

educação, pandemia, professores, avaliação, sistema educacional

Resumo

A base para diversos segmentos da vida é a educação. Durante a pandemia, o comportamento dos professores foi de suma importância para que a aprendizagem dos alunos não se transtornasse ainda mais, tendo em vista que a pandemia influenciou de diversas formas o modo de viver das pessoas. Assim, este trabalho objetivou entender como o cenário pandêmico no Brasil interferiu na fomentação da avaliação da aprendizagem na educação. Utilizando-se de artigos e outras pesquisas como base teórica, este trabalho foi realizado no período de pico da pandemia (2020-2022), onde se percebeu que os professores, assim como as instituições, precisaram se adequar às mudanças e utilizar-se de mecanismos de aperfeiçoamento para suas práticas educativas. Dessa forma, esta investigação revela ser necessária uma contínua busca por conhecimento, pois como o cenário educacional é moldável, as práticas avaliativas devem ser apropriadas ao momento em que estão inseridas.

Biografia do Autor

Gabryel Mendes da Silva, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui. Atualmente é professor de libras - colégio IABC e professor de educação física - colégio mérito.

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999). Licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano (2017). Licenciado em Pedagogia pela Unifacvest (2020). Especialista em Direito Educacional (2009), Filosofia da Educação (2011) pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade; Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa - Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária - e participa do grupo de estudos sobre - a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença - vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estudos sobre a Infância e a criança, Sociologia da Infância, do Desastre, das imagens e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância e da criança, da família, da criança negra (escravizada e tutelada), Políticas Públicas para a pequena infância, pedagogia infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), História da Educação no Brasil, história social da criança abandonada e História da Criminalidade Infantil. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Parnaíba.

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Publicado

17-06-2024

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua