Competências socioemocionais
a formação do capital para a juventude brasileira
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260242Palavras-chave:
políticas educacionais, competências socioemocionais, bncc, reforma do ensino médioResumo
O artigo trata sobre a problemática das competências socioemocionais na formação da juventude. Refere-se a uma pesquisa bibliográfica e documental, qualitativa, sob a perspectiva do Materialismo Histórico-dialético. Analisa-se as proposições formativas dos organismos internacionais como Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a Educação Básica, sobretudo em relação às competências socioemocionais que buscam, em última instância, incorporar à educação as demandas do mercado, constituindo sujeitos flexíveis. Diante desse quadro, a BNCC e a reforma do Ensino Médio representam a redefinição das políticas educacionais brasileiras em acordo com os interesses hegemônicos na sociabilidade do capital. Distante de uma educação integral, a BNCC e a reforma do Ensino Médio buscam subsumir a subjetividade da juventude brasileira ao projeto formativo dos dominantes e a incredulidade quanto a possibilidade de transformação da forma social vigente.
Referências
ACCIOLY, Inny. LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 23, n. 3, p. 706-733, set./dez. 2021. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15976/13564. Acesso em: 30 out. 2023.
ANDRADE, Maria Carolina Pires de. MOTTA, Vânia Cardoso da. Base Nacional Comum Curricular e Novo Ensino Médio: uma análise à luz de categorias Florestan Fernandes. Revista HIDTEDBR On-line, Campinas, v. 20, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655150. Acesso em: 01 nov. 2023.
ANDRADE, Maria Calorina de. MOTTA, Vânia. O empresariamento da educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente. Trabalho Necessário, Niterói, v. 20, n. 42, mai./ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290. Acesso em: 30 out. 2023.
BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos: uma Agenda para a Juventude. Relatório. Grupo Banco Mundial, 2018. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/953891520403854615/pdf/123968-WP-PUBLIC-PORTUGUESE-P156683-CompetenciaseEmpregosUmaAgendaparaaJuventude.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília/DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-
/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília/DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui, entre outras providências, a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília/DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (3ª versão). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
CORRÊA, Adriana. MORGADO, José Carlos. A construção da Base Nacional Comum Curricular no Brasil: Tensões e desafios. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação – COLBEDUCA. Braga e Paredes de Coura: Portugal. UDESC, UMinho e UFPA, 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12979/8307. Acesso em: 30 out. 2023.
COSTA, Matheus Felisberto. BNCC e trabalho docente temporário em SC: subordinação, flexibilização e precariedade. Orientador: Rafael Rodrigo Mueller. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa: Formação e Gestão em Processos Educativos. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC, 2021.
EVANGELISTA, Olinda. SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do Marxismo. In: CÊA, Georgia Sobreira. RUMMERT, Sonia Maria. GONÇALVES, Leonardo Dorneles (orgs.). Trabalho e Educação: Interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da FURG, 2019, p. 83-120.
EVANGELISTA, Olinda. TRICHES, Jocemara. Reconversão, alargamento do trabalho docente e Curso de Pedagogia no Brasil. In: Anais VII Seminário REDESTRADO “Nuevas Regulaciones en América Latina”, Buenos Aires/Argentina, 3 à 4 de julio de 2008. CLACSO; AGENCIA: Argentina, 2008. Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/11_educacao/reconversao-alargamento-do-trabalho-docente-e-curso-de-pedagogia-no-brasil.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Revista Marx e o Marxismo – Revista do NIEP, Niterói, v. 5, n. 8, p. 45-67, 2017. Disponível em: http://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/viev
/220. Acesso em: 30 out. 2023.
RAMOS, Marise Nogueira. FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida Provisória 746/2016: A Contra-reforma do Ensino Médio do Golpe de Estado de 31 de Agosto de 2016. Revista Histedbr On-line, Campinas, nº 70, p. 30-48, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649207. Acesso em: 30 out. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio. MOTTA, Vânia Cardoso da. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Media Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.355-372, abr./jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00355.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
GEMELLI, Catia Eli. GLOSS, Lisiane Quadros. FRAGA, Aline Mendonça. Multiformidade e Pejotização: (re)configurações do trabalho docente no Ensino Superior privado sob o capitalismo flexível. Revista Eletrônica de Administração – REAd, Porto Alegre, v. 26, n. 2, mai./ago. 2020, p. 409-438. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/FB9zV9zPgP4NHBhCnN84N5x/?lang=pt&format=pd. Acesso em: 30 out. 2023.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 9ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no 1° trimestre de 2021. IBGE, Estatísticas sociais, 27/05/2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30784-pnad-continua-trimestral-desocupacao-cresce-em-oito-das-27-ufs-no-1-trimestre-de-2021. Acesso em: 30 out. 2023.
INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Competências socioemocionais – material de discussão. 2018. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/radar/estante-educador/COMPET%C3%8ANCIAS-SOCIOEMOCIONAIS_MATERIAL-DE-DISCUSS%C3%83O_IAS_v2.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LAMEIRAS, Maria Andreia Parente. CORSEUIL, Carlos Henrique. RAMOS, Lauro. Desempenho recente do mercado de trabalho. Carta de Conjuntura. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 28/06/2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/tag/populacao-ocupada/. Acesso em: 30 out. 2023.
MUELLER, Rafael Rodrigo. O novo (velho) paradigma educacional para o século XXI. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (SP), v. 47, n. 164, abr./jun. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/3906. Acesso em: 30 out. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. ALVIANO JÚNIOR, Wilson Alviano. ALMEIDA, Déberson Ferreira de. A primeira e segunda versões da BNCC: Construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=6807. Acesso em: 30 out. 2023.
SHIROMA, Eneida Oto. CAMPOS, Roselane Fátima. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, CED/UFSC, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999. Acesso em: 30 out. 2023.
UOL. Desemprego no país mantém recorde de 14,7% e atinge 14,8 milhões, diz IBGE. UOL, São Paulo, 30/06/2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/06/30/desemprego-pnad-ibge.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.




