Os desafios do ensino remoto mediado por recursos tecnológicos numa escola de Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.261554

Palavras-chave:

aulas remotas, educação online, recursos digitais, ensino remoto

Resumo

O presente artigo analisa uma experiência de ensino remoto emergencial de Língua Portuguesa em uma escola de Ensino Médio no município de Manaus, Amazonas, durante cinco meses de suspensão das aulas presenciais em 2022 devido a uma reforma no prédio escolar. Com aporte teórico de Nóvoa (2017) e Ghedin (2009), que discutem a postura investigativa na prática docente, e utilizando procedimentos metodológicos alinhados à Pesquisa-Ação, baseados em dados empíricos, enfatizando a colaboração ativa entre pesquisador e participantes, foram empregados quatro recursos digitais para a continuidade do ano letivo: Discord, Google Classroom, WhatsApp e YouTube. Ao fim das aulas remotas, um questionário respondido por 41 alunos nos indicou que a utilização dos recursos tecnológicos proporcionou experiências de aprendizagem mais envolventes, resultando em um maior engajamento nas atividades; nos levando a concluir que a educação online oferece outras abordagens para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é fundamental que os profissionais docentes estejam abertos a adaptações e aprendizado contínuo no contexto digital.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Melo de Souza, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professora titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretora da Divisão de Difusão Cultural do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2010) e mestre em Ciências da Comunicação pela UFAM (2012).

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Publicado

07-05-2025

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua