Os desafios do ensino remoto mediado por recursos tecnológicos numa escola de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.261554Palavras-chave:
aulas remotas, educação online, recursos digitais, ensino remotoResumo
O presente artigo analisa uma experiência de ensino remoto emergencial de Língua Portuguesa em uma escola de Ensino Médio no município de Manaus, Amazonas, durante cinco meses de suspensão das aulas presenciais em 2022 devido a uma reforma no prédio escolar. Com aporte teórico de Nóvoa (2017) e Ghedin (2009), que discutem a postura investigativa na prática docente, e utilizando procedimentos metodológicos alinhados à Pesquisa-Ação, baseados em dados empíricos, enfatizando a colaboração ativa entre pesquisador e participantes, foram empregados quatro recursos digitais para a continuidade do ano letivo: Discord, Google Classroom, WhatsApp e YouTube. Ao fim das aulas remotas, um questionário respondido por 41 alunos nos indicou que a utilização dos recursos tecnológicos proporcionou experiências de aprendizagem mais envolventes, resultando em um maior engajamento nas atividades; nos levando a concluir que a educação online oferece outras abordagens para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é fundamental que os profissionais docentes estejam abertos a adaptações e aprendizado contínuo no contexto digital.
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