Os desafios do ensino remoto mediado por recursos tecnológicos numa escola de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.261554Palabras clave:
aulas remotas, educação online, recursos digitais, ensino remotoResumen
O presente artigo analisa uma experiência de ensino remoto emergencial de Língua Portuguesa em uma escola de Ensino Médio no município de Manaus, Amazonas, durante cinco meses de suspensão das aulas presenciais em 2022 devido a uma reforma no prédio escolar. Com aporte teórico de Nóvoa (2017) e Ghedin (2009), que discutem a postura investigativa na prática docente, e utilizando procedimentos metodológicos alinhados à Pesquisa-Ação, baseados em dados empíricos, enfatizando a colaboração ativa entre pesquisador e participantes, foram empregados quatro recursos digitais para a continuidade do ano letivo: Discord, Google Classroom, WhatsApp e YouTube. Ao fim das aulas remotas, um questionário respondido por 41 alunos nos indicou que a utilização dos recursos tecnológicos proporcionou experiências de aprendizagem mais envolventes, resultando em um maior engajamento nas atividades; nos levando a concluir que a educação online oferece outras abordagens para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é fundamental que os profissionais docentes estejam abertos a adaptações e aprendizado contínuo no contexto digital.
Citas
AQUINO, Orlando F.; GONZÁLEZ, Alberto M. Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p. 1053- 1076, out./dez. 2016. Disponível em: https://x.gd/fNTXF. Acesso em: 20 jun. 2023.
AMAZONAS. Diário Digital Amazonas. Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas. Disponível em: https://diariodigital.seduc.am.gov.br. Acesso em: 25 out. 2022.
COUTINHO, C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: MARCELINO, Maria José; SILVA, Maria João, org. – “SIIE’2007: Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 9, Porto, Portugal, 2007” [CD-ROM]. p. 199-204. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/7358. Acesso em: 01 jun. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In.: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CONPEF. 4., 2009, Londrina, Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 1-28, 2009. Disponível em: https://i3d.me/3dXsMw. Acesso em: 20 jun. 2023.
MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 05 nov. 2023.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106–1133, 2017. Disponível em: https://x.gd/vsrxH. Acesso em: 7 nov. 2023.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. Disponível em: https://i3d.me/ETHIfQ, Acesso em: 10 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Luiz Guilherme Melo de Souza, Carolina Brandão Gonçalves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.