Um estudo etnomatemático dos princípios de medição temporal dos Adventistas do Sétimo Dia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.264693Palavras-chave:
Etnomatemática, adventistas, medição temporalResumo
Esse trabalho visa investigar as noções matemáticas de princípios de medição temporal utilizadas pelos Adventistas do Sétimo Dia para estruturar/fundamentar suas doutrinas e crenças. Para cumprir tal objetivo, foram utilizados como referencial teórico os conceitos trazidos pelo Programa de Pesquisa Etnomatemática. A pesquisa realizada foi qualitativa e foi dividida em alguns passos, dentre eles: o pesquisador entrou em contato com representantes do grupo pesquisado para levantamento de dados, analisar o material que foi cedido e a relação dos dados com a Etnomatemática. Entre as conclusões, ponderou-se que este estudo tem a possibilidade de promover uma autoconsciência cultural; considerou-se fundamental para a preservação cultural; possibilita uma compreensão da maneira como os conceitos matemáticos são entrelaçados nas práticas e crenças religiosas do grupo em análise; contribuiu para o fortalecimento da conexão cultural e identidade, explorando como a matemática poderia estar intrinsecamente relacionada com suas tradições, rituais e símbolos; além de impulsionar a inovação e criatividade ao explorar novas aplicações e interpretações dos conceitos matemáticos tradicionais dentro do contexto religioso, estimulando a mente a pensar de forma original e ampliando os horizontes do conhecimento.
Referências
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.) O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre – RS: Artmed, 2006. p. 15 – 42.
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Guia de Estudo Daniel – Bíblia Fácil (completo). [S.l.]: Ministério Pessoal, 2020. Disponível em: https://downloads.adventistas.org/pt/ministerio-pessoal/estudos-biblicos/guia-de-estudo-daniel-biblia-facil-completo/. Acesso em: 6 maio 2025.
LAMIM NETTO, M. S.; SANTOS, A. R.; MENEGHETTI, R. C. G.. Etnomatemática: uma revisão bibliográfica do cenário internacional. EMP Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2211, p. 394-418, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22ilp394-418. Acesso em: 18 de mar. De 2024.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ROSA, M.; OREY, D.C. Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, p. 1-26, 2006.
SILVA, A. da; SANTOS, C. R. dos; SANTOS, D. A. dos. Educação não formal: exposição “Símbolos Sagrados das Religiões: conhecer para respeitar e conviver em paz”. Revista Aracê, v. 6, n. 4, p. 221–235, 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2196. Acesso em: 6 maio 2025.
SHEA, William H. Estudos selecionados em interpretação profética. 2. ed. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress - Imprensa Universitária Adventista, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saul Barbosa de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.