Manuais e cartilhas escolares de João Kopke para a formação do homem republicano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.265471

Palavras-chave:

manual escolar, cartilha escolar, João Kopke, grupo escolar

Resumo

Neste artigo tecemos uma análise sobre os manuais e cartilhas escolares utilizadas na escola primária nas duas primeiras décadas do século XX.  Destacamos os compêndios de João Kopke citados nos diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922) do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas, RN. Esta pesquisa buscou respaldo teórico em Chartier (1990), Le Goff (2013), Julia (2001), Magalhães (2004). Na pesquisa bibliográfica encontramos Panizzolo (2006), Ferreira (2018), Mortatti (2000), Ribeiro (2020). A pesquisa documental, inclui o Regimento Interno dos Grupos Escolares do RN (1914), Livro de termo de visitas da Instrução Pública e do Jornal A República, e dois diários de classe das professoras acima mencionadas. Em síntese, sublinhamos que estes manuscritos são entendidos como um conjunto de ações, ideias e atitudes, passíveis de mudança pela intervenção dos diferentes sujeitos que se colocam como uma proposta de construção de uma nova sociedade, pensada por intelectuais que acreditavam na ação firme do Estado para promover a civilização, educada pelas práticas de civismo, patriotismo, higienismo de toda a população pertencente ao espaço rural e urbano.

Biografia do Autor

Marecilda Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutora em Educação pela UFRN. Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão escolar pela UFPB, Mestre em Educação pela UERN. Atua na Gestão escolar em Escola Pública da rede municipal de Jardim do Seridó/RN e coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino município de Parelhas/RN. Pesquisa História da Educação; Politicas públicas da Educação e Escola de Educação em Tempo Integral.

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros , Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutora em Educação pela UFRN. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; Especializada em Orientação Educacional pela Universidade do Centro-oeste do Paraná, Mestre em Pedagogia Profissional pelo ISPET-Cuba / CEFET-MA. Atua nas áreas de História da Educação Brasileira, História e política da educação Infantil, Gestão Escolar, Sistemas de Avaliação educacional e de ensino, Políticas educacionais. Educação, pobreza, direitos Humanos, acesso e permanência na escola. Gênero e educação.

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20-05-2025

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Seção

Artigos: demanda contínua