Manuais e cartilhas escolares de João Kopke para a formação do homem republicano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.265471Palavras-chave:
manual escolar, cartilha escolar, João Kopke, grupo escolarResumo
Neste artigo tecemos uma análise sobre os manuais e cartilhas escolares utilizadas na escola primária nas duas primeiras décadas do século XX. Destacamos os compêndios de João Kopke citados nos diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922) do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas, RN. Esta pesquisa buscou respaldo teórico em Chartier (1990), Le Goff (2013), Julia (2001), Magalhães (2004). Na pesquisa bibliográfica encontramos Panizzolo (2006), Ferreira (2018), Mortatti (2000), Ribeiro (2020). A pesquisa documental, inclui o Regimento Interno dos Grupos Escolares do RN (1914), Livro de termo de visitas da Instrução Pública e do Jornal A República, e dois diários de classe das professoras acima mencionadas. Em síntese, sublinhamos que estes manuscritos são entendidos como um conjunto de ações, ideias e atitudes, passíveis de mudança pela intervenção dos diferentes sujeitos que se colocam como uma proposta de construção de uma nova sociedade, pensada por intelectuais que acreditavam na ação firme do Estado para promover a civilização, educada pelas práticas de civismo, patriotismo, higienismo de toda a população pertencente ao espaço rural e urbano.
Referências
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
FARIAS, Morgana de Medeiros. Versos para os pequeninos, de João Köpke: um tesouro literário pouco explorado. (Tese Doutorado) Universidade Federal da Paraíba – PB. João Pessoa, Brasil, 2022.
FERREIRA, Norma. S. de Almeida. O escritor da pena feiticeira: João Köpke (1852-1926). Revista Educação e Pesquisa. volume (44), São Paulo, página 165, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/SCkf9PthcKpWn4xyvj8w3sz. Acesso em: 20 mar. 2023.
KOERICH, Karla. Cristina. Livros de Moraes instrutivas de João Kopke. Indícios das ideias republicanas na reforma da Instrução Pública de Santa Catarina 91910/1918). (Tese de doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina – RS, Brasil, 2020.
KOPKE, João. A leitura analytica (Conferência feita a 1 de março de 1896, no Instituto Pedagógico Paulista). São Paulo: Typografia a vapor de Hennies Irmãos, 1896.
KOPKE, João. Primeiro livro de Leituras, Moraes e Instructivas. (Série Rangel Pestana.). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1909.
KOPKE, João. Segundo livro de Leituras, Moraes e Instructivas. (Série Rangel Pestana). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1911.
KÖPKE, João. Terceiro Livro de Leituras Morais e Instrutivas. (Série Rangel Pestana). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1918.
KOPKE, João. Quarto livro de Leituras, Moraes e Instructivas. (Série Rangel Pestana). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1928.
JULIA, Duminique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 3. ed. Campinas: Unicamp, 2013.
MAGALHÃES, Justino. Tecendo Nexos: História das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MORTATTI, Maria. Rosário. Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PANIZZOLO, Claudia. João Köpke e a escola republicana: criador de leituras, escritor da modernidade. Tese de doutorado. Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil, 2006.
REIS FILHO, Casemiro dos. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1981.
REIS, J. C. Nouvelle Histoire e tempo histórico: a contribuição de Febvre, Bloch e Braudel. São Paulo: Editora Ática, 1994.
REIS, José Carlos. História e Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
RIO GRANDE DO NORTE. Regimento Interno dos Grupos Escolares e Escolas Isoladas do Estado do Rio Grande do Norte. Directoria Geral da Instrucção Publica. Natal: Typ. Commercial J. Pinto & C, 1914.
RIBEIRO, Marlene. Fernandes. Revista Pedagogium: a associação de professores em ação pelo projeto educativo da Escola Nova no RN (1920-1932). Tese (Doutorado) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RN, Brasil, 2020.
SANTOS, Maria Lígia Cardoso. Lendo com Hilda: João Köpke – 1902. 2013. 229f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
SILVA, Gilson. Lopes. História da educação primária na Atenas Norte-Rio-Grandense: das escolas de primeiras letras ao Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (1829-1929). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, Brasil, 2017.
SOUZA, Rosa de Fátima. Templos de civilização: a implantação da escola graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marecilda Bezerra de Araújo, Kilza Fernanda Moreira de Viveiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.