Manuais e cartilhas escolares de João Kopke para a formação do homem republicano
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.265471Palabras clave:
manual escolar, cartilha escolar, João Kopke, grupo escolarResumen
Neste artigo tecemos uma análise sobre os manuais e cartilhas escolares utilizadas na escola primária nas duas primeiras décadas do século XX. Destacamos os compêndios de João Kopke citados nos diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922) do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas, RN. Esta pesquisa buscou respaldo teórico em Chartier (1990), Le Goff (2013), Julia (2001), Magalhães (2004). Na pesquisa bibliográfica encontramos Panizzolo (2006), Ferreira (2018), Mortatti (2000), Ribeiro (2020). A pesquisa documental, inclui o Regimento Interno dos Grupos Escolares do RN (1914), Livro de termo de visitas da Instrução Pública e do Jornal A República, e dois diários de classe das professoras acima mencionadas. Em síntese, sublinhamos que estes manuscritos são entendidos como um conjunto de ações, ideias e atitudes, passíveis de mudança pela intervenção dos diferentes sujeitos que se colocam como uma proposta de construção de uma nova sociedade, pensada por intelectuais que acreditavam na ação firme do Estado para promover a civilização, educada pelas práticas de civismo, patriotismo, higienismo de toda a população pertencente ao espaço rural e urbano.
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