GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.242511Keywords:
Gestão escolar, práticas educativas, avaliaçãoAbstract
Este trabalho é o resultado de uma investigação que iniciou-se na especialização, onde abordamos acerca do papel do gestor, bem como sua contribuição nas práticas educativas. Nele, buscamos averiguar, também, como o processo avaliativo é entendido pela equipe gestora e corpo docente no concernente à relevância do processo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Buscamos esclarecer se a gestão escolar pode influenciar de maneira positiva na qualidade da educação. Para tanto, dialogamos com autores como: Luck (2002; 2008), Luckesi (2011), entre outros. E, para a efetivação, utilizamos um viés com caráter qualitativo no percurso teórico metodológico, onde cinco atores pedagógicos responderam um questionário semiestruturado que continha questões relacionadas à sua prática educativa. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a gestão escolar tem um papel fundamental no processo educativo, porém, nem sempre subsidiam o trabalho da equipe docente de maneira satisfatória.
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 2002.
CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Gestão escolar e docência. São Paulo: Paulinas, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_______. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário. Curitiba: Positivo, 2004.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 2010.
LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do Gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_______. Padrões de competência para as funções de diretor escolar. Gestão em Rede, p. 11—15, nov. 2008.
_______. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MÉNDEZ, J. M. Alvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
PERNANBUCO, Secretaria de Educação. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento: Módulo III – Gestão democrática, instrumentos de gestão e diálogos com a comunidade/Secretaria de Educação. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
ZABALA, Antoni. (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.




