GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.242511Mots-clés :
Gestão escolar, práticas educativas, avaliaçãoRésumé
Este trabalho é o resultado de uma investigação que iniciou-se na especialização, onde abordamos acerca do papel do gestor, bem como sua contribuição nas práticas educativas. Nele, buscamos averiguar, também, como o processo avaliativo é entendido pela equipe gestora e corpo docente no concernente à relevância do processo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Buscamos esclarecer se a gestão escolar pode influenciar de maneira positiva na qualidade da educação. Para tanto, dialogamos com autores como: Luck (2002; 2008), Luckesi (2011), entre outros. E, para a efetivação, utilizamos um viés com caráter qualitativo no percurso teórico metodológico, onde cinco atores pedagógicos responderam um questionário semiestruturado que continha questões relacionadas à sua prática educativa. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a gestão escolar tem um papel fundamental no processo educativo, porém, nem sempre subsidiam o trabalho da equipe docente de maneira satisfatória.
Références
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 2002.
CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Gestão escolar e docência. São Paulo: Paulinas, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_______. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário. Curitiba: Positivo, 2004.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 2010.
LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do Gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_______. Padrões de competência para as funções de diretor escolar. Gestão em Rede, p. 11—15, nov. 2008.
_______. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MÉNDEZ, J. M. Alvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
PERNANBUCO, Secretaria de Educação. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento: Módulo III – Gestão democrática, instrumentos de gestão e diálogos com a comunidade/Secretaria de Educação. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
ZABALA, Antoni. (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




