GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.242511Palabras clave:
Gestão escolar, práticas educativas, avaliaçãoResumen
Este trabalho é o resultado de uma investigação que iniciou-se na especialização, onde abordamos acerca do papel do gestor, bem como sua contribuição nas práticas educativas. Nele, buscamos averiguar, também, como o processo avaliativo é entendido pela equipe gestora e corpo docente no concernente à relevância do processo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Buscamos esclarecer se a gestão escolar pode influenciar de maneira positiva na qualidade da educação. Para tanto, dialogamos com autores como: Luck (2002; 2008), Luckesi (2011), entre outros. E, para a efetivação, utilizamos um viés com caráter qualitativo no percurso teórico metodológico, onde cinco atores pedagógicos responderam um questionário semiestruturado que continha questões relacionadas à sua prática educativa. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a gestão escolar tem um papel fundamental no processo educativo, porém, nem sempre subsidiam o trabalho da equipe docente de maneira satisfatória.
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 2002.
CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Gestão escolar e docência. São Paulo: Paulinas, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_______. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário. Curitiba: Positivo, 2004.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 2010.
LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do Gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_______. Padrões de competência para as funções de diretor escolar. Gestão em Rede, p. 11—15, nov. 2008.
_______. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MÉNDEZ, J. M. Alvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
PERNANBUCO, Secretaria de Educação. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento: Módulo III – Gestão democrática, instrumentos de gestão e diálogos com a comunidade/Secretaria de Educação. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
ZABALA, Antoni. (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




