A eliminação da diferença nas políticas educacionais de inclusão e diversidade: notas para pensar a composição Educação-Devir-Singularidade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244545Keywords:
Educación, Inclusión, Diferencia, DevenirAbstract
O objetivo do presente trabalho é pensar possibilidades de uma educação que se disponha ao encontro com a diferença em si mesma e, consequentemente, aberta ao devir. Faz-se importante irromper linhas de fuga na educação escolar, o que nos propomos pensar a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze. Problematiza-se as políticas educacionais inclusão educacional, defendendo que estas levam à eliminação da diferença justamente porque ao incluírem o diferente acessam a diferença pela via da forma-Estado e da axiomatização capitalista. Conclui-se que a diferença, a face do devir, resiste aos modelos padronizadores e homogeneizantes da educação contemporânea (principalmente em seus sentidos de inclusão e diversidade) nos desafiando a compor novas maneiras de educar, pela via do encontro e do movimento. Trata-se de um convite a nós educadores a termos uma atenção de guerra, que nos leve a devir máquina de guerra escapando aos processos de captura da diferença na educação, com arte e pensamento e criação e devir...
References
AGOSTINHO, Larissa Drigo. Por uma anarquia coroada: ontologia e política em Deleuze e Guattari. Poiesis: Revista de Filosofia, Montes Claros, v. 13, n. 1, p. 80-98, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/33671525/Por_uma_anarquia_coroada_ontologia_e_pol%C3%ADtica_em_Deleuze_e_Guattari._For_a_crowned_anarchy_ontology_and_politics_in_Deleuze_and_Guattari Acesso em: 05 de junho de 2019.
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, n. 2, p. 85-97, 2011.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. 2ª edição. São Paulo: Cosaf & Naify, 2011, p.85
CUELLAR, Javier Perez de. Nossa diversidade criadora: relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: UNESCO Brasilia/Papirus, 1997.
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "Cultura Educacional Mundial Comum" ou localizando uma "Agenda Globalmente Estruturada para a Educação"? Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
______. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze, entrevista a Claire Parnet, em 1988, em vídeo, transcrito e traduzido por Tomás Tadeu da Silva, incluído no site “Escola Nômade”. Disponível em : http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf Acesso em 01/03/2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Vol 2. São Paulo: Ed 34, 1995.
______. Mil Platôs. Vol 3. São Paulo: Ed 34, 1995.
______. Mil Platôs. Vol 5. São Paulo: Ed 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010.
GENTILI, Pablo A. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional no neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
GONÇALVES, Luiz Alberto de Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas. Educ. Pesqui., São Paulo, vol.29, no.1, p. 109-123, 2003.
LINS, Daniel. Juízo e verdade em Deleuze. São Paulo: Annablume, 2004.
NEGRI, Antonio. Deleuze e Guattari: uma filosofia para o século XXI. São Paulo: Politéia, 2019.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. Considerações Extemporâneas III – Schopenhauer como educador. In: NIETZSCHE, Friedrich. Obras Incompletas. 3.ed. Seleção de textos Gérard Lebrun. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores.)
SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.93, pp.1183-1194. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000400003.
TORRES, Carlos Alberto. Education and neoliberal globalization. New York: Routledge, 2009.
UNESCO. Construindo um futuro comum: educando para a integração na diversidade. Tradução de Patrícia Zimbres. Brasília: UNESCO, 2002.
VILELA, Eugênia. Silêncios Tangíveis: corpo, resistência e testemunho nos espaços contemporâneos de abandono. Porto: Afrontamento, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.