CARLOS ROBERTO DA SILVA MONARCHA: HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252025

Keywords:

Educação, História da educação, História dos intelectuais.

Abstract

O presente trabalho objetiva investigar a participação do professor Carlos Roberto da Silva Monarcha no cenário educacional e suas contribuições no campo da historiografia da educação no Brasil. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Jean-François Sirinelli justificado pelo interesse em apresentar intelectuais da educação brasileira em seu fazer pedagógico. A metodologia utilizada se constituiu de levantamento bibliográfico, e coleta de fontes que informasse acerca de sua trajetória educativa. Foram consultados documentos nos repositórios online, a exemplo de trabalhos acadêmicos, notícias e livros publicados pelo autor. Essa documentação forneceu informações acerca da carreira profissional e produções acadêmicas do referido professor. Constatou-se na investigação autoria de variados livros premiados, e significativa colaboração aos estudos no campo da história da educação no Brasil. Esta pesquisa buscou apresentar reflexão entre a história intelectual e a história da educação, ao inserir o professor Carlos Monarcha como intelectual da educação. A partir das suas produções e circulação de ideias que estão inseridas nas redes de sociabilidade disponíveis no campo educacional, permitindo reconhecimento na construção da historiografia da educação brasileira. 

Author Biography

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor titular Universidade Federal do Oeste do Pará

References

ALVES, Claudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27-55, jan./abr. 2019. ISSN0102-6801 http://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879

CURRÍCULO, Carlos Roberto da Silva Monarcha. Currículo Lattes/CNPQ, 2021

DOURADO, Hermom. Obra publicada pela Edufu conquista segunda premiação nacional. Comunica.ufu.br. Uberlância, 12/12/2017 Disponível em: <http://www.comunica.ufu.br/noticia/2017/12/obra-publicada-pela-edufu-conquista-sua-segunda-premiacao-nacional>

MONARCHA, Carlos. A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil - séculos XIX e XX) [recurso eletrônico] / Carlos Monarcha. - Uberlândia : EDUFU, 2019. ​

MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. 1994. 492 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.​

MONARCHA, Carlos. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (BRASILEIRA): FORMAÇÃO DO CAMPO, TENDÊNCIAS E VERTENTES INVESTIGATIVAS. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 21, p. 51-77, jan/abr 2007 Disponível em: http//fae.ufpel.edu.br/asphe

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho / Carlos Monarcha. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 152 p.: il. – (Coleção Educadores) Inclui bibliografia. ISBN 978-85-7019-517-3

MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, Escola Nova: Ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. Editora : Editora Unesp; 1ª edição (23 outubro 2009)​

BLOG. Semana Cultural Lourenço Filho movimentou o Anfiteatro Isaltino Casemiro. Blog da comunicação- 2017 - 2020. Porto Ferreira. 29/08/2014. Disponível em: <https://comunicacaoportoferreira.wordpress.com/2014/08/29/semana-cultural-lourenco-filho-movimentou-o-anfiteatro-isaltino-casemiro/>

SIRINELLI, Jean-François. Génération intellectuelle. Khâgneux et Normaliens dans l’entre-deux-guerres. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a (1ª edição: 1988).

SIRINELLI, Jean-François. Les vingt décisives. Cultures politiques et temporalités dans La France fin de siècle. Vingtième Siècle. Revued’Histoire, n. 44, p. 121-128, oct./déc.1994b. https://doi.org/10.3406/xxs.1994.3120

Published

2021-12-09

Issue

Section

Dossiê "Intelectuais da educação brasileira"