CARLOS ROBERTO DA SILVA MONARCHA: HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252025Palavras-chave:
Educação, História da educação, História dos intelectuais.Resumo
O presente trabalho objetiva investigar a participação do professor Carlos Roberto da Silva Monarcha no cenário educacional e suas contribuições no campo da historiografia da educação no Brasil. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Jean-François Sirinelli justificado pelo interesse em apresentar intelectuais da educação brasileira em seu fazer pedagógico. A metodologia utilizada se constituiu de levantamento bibliográfico, e coleta de fontes que informasse acerca de sua trajetória educativa. Foram consultados documentos nos repositórios online, a exemplo de trabalhos acadêmicos, notícias e livros publicados pelo autor. Essa documentação forneceu informações acerca da carreira profissional e produções acadêmicas do referido professor. Constatou-se na investigação autoria de variados livros premiados, e significativa colaboração aos estudos no campo da história da educação no Brasil. Esta pesquisa buscou apresentar reflexão entre a história intelectual e a história da educação, ao inserir o professor Carlos Monarcha como intelectual da educação. A partir das suas produções e circulação de ideias que estão inseridas nas redes de sociabilidade disponíveis no campo educacional, permitindo reconhecimento na construção da historiografia da educação brasileira.Referências
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