ALFABETIZAR LETRANDO: UM ESTUDO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Necessidades de FormaçãoResumen
O presente artigo se constitui na reflexão de resultados de uma investigação sobre necessidades na formação de professores alfabetizadores da escola pública no desenvolvimento da prática de ‘alfabetizar letrando’. O estudo foi realizado em uma escola da cidade de Ceará-Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental, contando com a participação de 7 professores e uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados que os seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que interagem. No contexto dessa abordagem, optamos pela pesquisa exploratória por considerarmos esse tipo de pesquisa como um espaço de investigação e construção de necessidades de formação. Como procedimentos de construção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas). O percurso de pesquisa permitiu que fossem construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores em relação à alfabetização na perspectiva do letramento.
Citas
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de. O livro didático de alfabetização: mudanças e perspectivas de trabalho, in: LEAL, Telma Ferraz; ABUQUERQUE, Eliana; MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 p. 147-166.
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (orgs.) Alfabetização de jovens e Adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ALARCÃO, Isabel. Formação Reflexiva de Professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
ALTET, Marguerite. Análise das Práticas Pedagógicas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora, 2000.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ESTEVE, José. M. Mudanças sociais e função docente, in: NÓVOA, Antônio.
Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999, p. 93-124.
ESTRELA, Maria Teresa. Realidades e Perspectivas na formação contínua de professores. Revista Portuguesa de Educação, 2001, 14 (1), pp. 27-48.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1985.
GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2003.
GÓMEZ, A.P. Compreender o ensino da escola: modelos metodológicos de investigação educativa, in: SACRISTAN, I.G; GÓMEZ, A.P. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: ARTMED, 2000, p.99-115.
KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
LEAL, Telma Ferraz. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino? In: ALBUQUERQUE, E. B. C. de. LEAL, T. F (Orgs.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.77-116.
LEAL, Telma Ferraz; GALVÃO, Andréa . Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as), in: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-28.
LESNE, Marcel. Trabalho pedagógico e formação de adultos: elementos de análise. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977.
MAMEDE, Inês. Professoras Alfabetizadoras: quem são, o que pensam e como Alfabetizam, in: CRUZ, Sílvia Helena Vieira; PETRALANDA, Mônica. (orgs.) Linguagem e Educação da Criança. Fortaleza: Editora UFC, 2004, p. 23-66.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade, In: DIONÍSIO, A. P. MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MORAIS, Artur Gomes de. O desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica em adultos e jovens pouco escolarizados: seu papel no aprendizado do sistema de escrita alfabética, In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Desafios da Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.151-172.
MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. Alfabetização e Letramento: O que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”? In: LEAL e ALBUQUERQUE. Alfabetização de Jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 59 – 76.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Porto: Porto Editora, 1992.
RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise das necessidades na formação de professores. Lisboa: Porto Editora, LDA, 1993.
RODRIGUES, Ângela. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa: Edições Colibri, 2006.
RUBINSTEIN, S.L. Princípios de psicologia Geral. Lisboa: Estampa, 1972.
SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como prática discursiva. São Paulo: Cortez/Campinas: Ed. da UNICAMP, 1991.
SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica.
Belo Horizonte v.9, n.52,jul/ago, 2003, p. 15-21.
__________ . Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, 2002, p. 143-160, dez.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da Linguagem Escrita. São Paulo: Trajetória
Cultural; Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
