ALFABETIZAR LETRANDO: UM ESTUDO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Mots-clés :
Alfabetização, Letramento, Necessidades de FormaçãoRésumé
O presente artigo se constitui na reflexão de resultados de uma investigação sobre necessidades na formação de professores alfabetizadores da escola pública no desenvolvimento da prática de ‘alfabetizar letrando’. O estudo foi realizado em uma escola da cidade de Ceará-Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental, contando com a participação de 7 professores e uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados que os seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que interagem. No contexto dessa abordagem, optamos pela pesquisa exploratória por considerarmos esse tipo de pesquisa como um espaço de investigação e construção de necessidades de formação. Como procedimentos de construção dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas). O percurso de pesquisa permitiu que fossem construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores em relação à alfabetização na perspectiva do letramento.
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