Concepções de trabalho docente universitário e as atividades virtuais na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260525

Palabras clave:

ensino remoto, pandemia, tecnologia, trabalho docente

Resumen

Numa análise do impacto da pandemia da covid-19 sobre o trabalho dos professores universitários, enfocamos as mudanças nas práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão e refletimos sobre os efeitos de uma rápida transição para o ensino remoto, impulsionada por medidas governamentais e a necessidade de manter a continuidade educacional durante o isolamento social. Entre os desafios trazidos, identificamos a adaptação a tecnologias digitais e o aumento da carga de trabalho, afetando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos docentes. Para esta análise utilizamos as categorias de tempo, espaço e presença para compreender as mudanças nas práticas laborais, além das atividades de gestão exercidas pelos docentes do Ensino Superior brasileiro período. Identificamos assim que a pandemia acelerou tendências preexistentes, como o avanço da Educação a Distância (EaD) e a inserção de tecnologias digitais no ambiente educacional. Essas mudanças, embora ofereçam oportunidades, também apresentam riscos, como a intensificação do trabalho docente, questões de privacidade e a mercantilização da educação. Diante destes desafios, defendemos a necessidade de uma formação crítica e reflexiva para os professores, que vá além do domínio técnico das tecnologias educacionais, abordando as implicações sociais, políticas e éticas do ensino remoto e da tecnologia na educação, promovendo uma prática educacional que respeite os direitos e a dignidade dos educadores e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografía del autor/a

Marcelo Sabbatini, Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha). Professor Adjunto Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Progrma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da mesma instituição.

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Publicado

2024-06-17

Número

Sección

Articulos