O avesso do neodesenvolvimentismo: os conflitos sociais no entorno das obras do pac e a estratégia do consenso setorial

Auteurs

  • David Wallace Cavalcante Universidade Católica de Pernambuco, Pós-Graduação em Ciência Política; Universidade Federal da Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254524

Mots-clés :

neodesenvolvimentismo, conflitos sociais, lulismo, governo Lula, construção civil.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de problematizar os desafios das experiências dos conflitos sindicais e sociais no contexto do auge do neodesenvolvimentismo, cujo carro chefe foi o Programa de Aceleração do Crescimento e seus entornos gerados pelos grandes projetos da construção civil pesada, articulados e financiados pelos governos progressistas.

 

Biographie de l'auteur

David Wallace Cavalcante, Universidade Católica de Pernambuco, Pós-Graduação em Ciência Política; Universidade Federal da Pernambuco

Graduado em Ciências Sociais pela UFPE. Bacharel em Direito pela UNICAP. Mestre em Ciência Política e Dr. em Serviço Social pela UFPE.

Références

SAMPAIO JR, Plínio de Arruda. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, p. 672-688, out./dez. 2012

ALVES, Giovani. Neodesenvolvimentismo e precarização do trabalho no Brasil – Parte I. https://blogdaboitempo.com.br/2013/05/20/neodesenvolvimentismo-e-precarizacao-do-trabalho-no-brasil-parte-i/

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2001.

MOTA, Ana Elizabete. Cultura da Crise e Seguridade Social - Um Estudo Sobre as Tendências da Previdência e da Assistência, Manuais, Projetos, Pesquisas de Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

Dossiê Trabalho e Vida. Disponível em: http://www.trabalhoevida.com.br/download/pira-juarez.pdf. Acessado em 21 de jun. de 2014.

DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho? A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

ossiê Megaeventos Violações de Direitos Humanos no Brasil-2ª Ed. Disponível em: http://comitepopulario.wordpress.com. Acessado em 05 de jun. de 2014.

FRANÇA, Teones. Novo sindicalismo no Brasil: histórico de uma desconstrução. São Paulo: Cortez, 2013.

Publiée

2022-12-22

Numéro

Rubrique

ARTICLES